Representando o Governo do Estado, os secretários Geraldo Resende (Saúde) e Eduardo Rocha (Governo) firmaram convênio para implantação de dez novos leitos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas. Eles destacaram a importância de continuar a investir nas unidades de saúde e ainda alertaram sobre a necessidade de ampliar a vacinação para quem não completou o ciclo de imunização.
Durante entrevista coletiva, Geraldo Resende destacou que a grande preocupação do Governo do Estado é “não faltar leitos” neste momento de aumento da doença em todo Estado, principalmente segundo ele, para o começo de fevereiro, quando acredita que será o “auge” da nova onda da covid-19.
“Estamos fazendo o alerta a população, para buscar a vacinação, que é o único remédio contra covid-19. Assim como evitar aglomerações e continuar com as medidas de proteção. Temos uma parcela da população que não foi tomar a dose de reforço e existe uma resistência a vacina das crianças, por isso é importante reforçar este alerta”, descreveu.
O secretário Eduardo Rocha ressaltou que o Governo do Estado está fazendo sua parte, com investimentos na saúde pública e parceria com os municípios, tanto na testagem, como na vacinação. “Desde o início da pandemia, os investimentos são feitos e o apoio a ciência tem sido efetivo”.
Geraldo ponderou que procedimentos e cirurgias da Caravana da Saúde serão avaliadas nos municípios com aumento de casos, mas que assim que a situação ficar melhor, serão retomadas todas as ações. “Em dezembro já fizemos mais de 3,4 mil procedimentos de exames, e mais de duas centenas de cirurgias”, descreveu.
Hospital regional
Já sobre o Hospital Regional de Três Lagoas, os secretários adiantaram à imprensa que estão na fase de escolha da Organização Social que vai administrar a unidade, além de dispor de licitações para compra de materiais e equipamentos. “Até dia 24 de fevereiro encerramos este processo de escolha (empresa). Os equipamentos maiores e mais custosos já tiveram a licitação concluída, podendo ser entregues em breve”, disse Resende.
Eduardo Rocha ponderou que o prazo estabelecido pelo governador (Reinaldo Azambuja) é entregar o hospital até o primeiro semestre, mas que estão trabalhando para adiantar este processo para abril. “Não é uma promessa, porque dependemos de licitações destes equipamentos”, explicou.
Participaram das agendas o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, a secretária de Saúde do município, Elaine Cristina Ferrari Furio e o presidente da Câmara, Cassiano Rojas Maia.
Portal do Governo de MS.