O ex-prefeito José Domingues Ramos (PSDB) da cidade de Ribas do Rio Pardo, a 103 km de Campo Grande, mais conhecido como “Zé Cabelo” teve a “visita” do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) na manhã desta quarta-feira (16). Outros dois vereadores da cidade também tiveram a casa revistada.
De acordo com informações apuradas pela imprensa, são cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dos alvos e na Câmara Municipal. Ao todo, R$ 100 mil foram apreendidos em casa de um vereador que não teve o nome revelado.
A Câmara Municipal informou que só irá se manifestar depois que a ação do Gaeco terminar. Não temos informações também do que se refere à operação.
Durante o mandato que começou em 2012, “Zé Cabelo” enfrentou CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) por suposta irregularidade na doação de área pública para ampliar o espaço de pesqueiro na cidade. Na época, ele conseguiu na Justiça suspender a CPI.
Já em 2018 foi preso em flagrante por transporte irregular de eleitores nas eleições para deputados, governador e presidente. Mas, acabou solto depois de pagar fiança.
Na cidade, o Gaeco já esteve por diversas vezes. Operação Viajantes investigou vereadores por “farra das diárias, em 2014. No ano de 2020, o então prefeito, vice, ex-secretário e empresário da cidade tiveram as casas “visitadas” pelo Gaeco.
Outra operação denominada Combustão também investigou esquema para desviar dinheiro público a partir de contratos de aquisição de combustíveis.