A Fiems e o Governo do Estado assinaram convênio para promover qualificação de mão de obra e preencher vagas de empregos na indústria sul-mato-grossense. A ação faz parte do programa MS Qualifica, que tem como meta atender 13 mil trabalhadores. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (02/10) no auditório da Governadoria, em Campo Grande.
Participaram da assinatura do convênio o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, e o governador do Estado, Eduardo Riedel. O governo do Estado também firmou convênios com outras entidades do Sistema S, como Fecomércio, Famasul e Sebrae.
O vice-presidente da Fiems ressaltou a importância do alinhamento entre o setor produtivo e o governo do Estado para estimular o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Estamos confiantes que essa soma de esforços irá trazer resultados positivos e gerar oportunidades de melhoria ao trabalhador, às empresas, ao governo e à economia como um todo”, disse Crosara Júnior.
O governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou que um dos focos do programa será a empregabilidade. “Queremos que o cidadão sul-mato-grossense tenha oportunidade de conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. O objetivo do programa é proporcionar ensino de qualidade, com metodologia e desenvolvimento de habilidades alinhadas às necessidades de cada segmento econômico”, afirmou.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, detalhou como o programa será implementado para atender o setor industrial. “O Senai irá garantir a execução do programa MS Qualifica por meio da realização de 22 cursos de 100 a 200 horas-aula em 38 municípios do Estado, atendendo 3.430 pessoas. Quem estiver em busca de emprego nas agências de trabalho ou nos municípios será encaminhado aos cursos de qualificação”, disse.
O objetivo do programa MS Qualifica é promover capacitação profissional, inclusão e acesso ao emprego por meio de parcerias com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul). Serão realizados cursos nas áreas da indústria, comércio, serviços e rural. O investimento previsto é de R$ 12,5 milhões, com a oferta de 851 cursos de qualificação, que vão atender as demandas do mercado de trabalho. O cronograma segue em vigência máxima até dezembro de 2025.
Municípios atendidos pelos cursos do Senai:
Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Juti, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Terenos e Três Lagoas.