Em comemoração aos seus 45 anos, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul lança o hotsite do livro ‘Celeiro de Fartura’. Com primeira edição impressa publicada em 2017, para celebrar os 40 anos da Famasul, a versão digital conta com capítulos complementares com relatos dos últimos cinco anos da instituição. O documento foi apresentado nesta terça-feira (29), na sede da casa Rural, e está inteiramente disponível em plataforma on-line.
Cada capítulo do livro traz a perspectiva dos representantes durante o período em que estiveram à frente da federação e de entidades parceiras. O vice-presidente, Mauricio Saito, foi entrevistado para encerrar o capítulo da sua gestão, de 2015 a 2021, e o atual presidente, Marcelo Bertoni, entrou em um novo tópico, contando sobre a sua atuação, na gestão de 2021 até o momento.
“Quantas conquistas e desafios ao longo das mais de quatro décadas da Casa Rural. O livro retrata cada fase dessa trajetória a partir do olhar dos presidentes que passaram pela Famasul, uma instituição relativamente nova, mas repleta de experiências, de responsabilidades e de protagonismo junto ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Seguimos sendo referência para o Brasil”, disse o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
A jornalista Vanessa Ricarte foi quem escreveu a continuidade do livro, e falou do trabalho de pesquisa e entrevistas, fundamentais para a sequência dessa história, a partir dos últimos cinco anos.
“Esse é definitivamente um dos trabalhos mais emblemáticos que fiz ao longo dos meus 17 anos de carreira no jornalismo, que vou levar com muito carinho. A trajetória do Sistema Famasul está intrinsecamente ligada à própria ascensão do Estado de Mato Grosso do Sul, como a força motriz do desenvolvimento social e econômico do nosso estado”.
A gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos, Anahi Gurgel, apresentou o hostsite com a versão completa do livro no formato digital. “Com esses ricos relatos, fatos e fotos podemos conhecer a história da nossa federação, do agro e de nosso estado, isso é importante para compreendermos nosso presente e aonde chegamos. Este é um projeto que está sendo construído. Tudo que acontece hoje, tudo que realizamos, ajuda na construção dos próximos capítulos”, explica.
O lançamento aconteceu com a participação de todos os colaboradores do Sistema Famasul, o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; 1º vice-presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, que também é presidente da Avisidro; a diretora-técnica do Senar/MS, Mariana Urt; o diretor administrativo e financeiro do Senar/MS, Clodoaldo Martins.
A versão digital pode ser acessada aqui.
Famasul.