Até o dia 10 de dezembro, as unidades do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) permanecerão iluminadas pela cor laranja para marcar a adesão da instituição à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU).
A campanha tem como objetivo a conscientização e o engajamento de indivíduos e organizações, em todo o mundo, na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas, com ênfase na interseccionalidade racial, e será encerrada nacionalmente no dia 10 de dezembro, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O MPT em todo o país apoia a iniciativa, e vai promover ações educativas nas redes sociais, sob o viés da mulher e o mercado de trabalho. São postagens informativas a respeito dos direitos das vítimas e a divulgação de materiais sobre a temática, como a cartilha “O ABC da Violência de Gênero – 2ª edição, revista e atualizada de acordo com a Convenção 190 da OIT, Lei 14.132/ 2021 e Lei 14.188/ 2021”.
A publicação foi elaborada para esclarecer conceitos relacionados à violência contra a mulher que podem ter repercussão no ambiente de trabalho para facilitar o diálogo entre trabalhadores, empresas e sindicatos.
Assessoria.