As dez escolas de samba de Corumbá trazem enredos variados em 2023. Serão duas noites de desfile das agremiações: neste domingo, 19 de fevereiro e segunda-feira, 20, com cinco agremiações se apresentando por noite na avenida General Rondon.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá abre as apresentações desta noite trazendo o enredo: “Kaô Cabecillê, a Caprichosos saúda o grande Rei de Oyô, o senhor da justiça, o Orixá do equilíbrio, Xangô!”. Já a campeã em 2022, a Mocidade Independente da Nova Corumbá é a segunda da noite, com o enredo: “No grito dos oprimidos a voz do povo ninguém vai calar e no toque do meu tambor a arara voa ensinando o amor para quem não sabe amar”.
Terceira escola da primeira noite de carnaval, a Império do Morro, vem para a avenida exaltando a “História da Minha História”. Logo depois será a vez da Marquês de Sapucaí, com o enredo: “Os mistérios do Egito”. Encerrando o desfile, a Acadêmicos do Pantanal, vai apostar no enredo: “Será que seu signo combina com o meu?”.
Na segunda-feira, a primeira a se apresentar é a Estação Primeira, que trará o enredo: “Hoje tem alegria… Tem sim, senhor! Batam palmas que o Circo chegou!”. A Imperatriz Corumbaense seguirá homenageando personalidades e desta vez traz “Dr. Hélio Mandetta – Uma verdadeira história de amor vivida pelo movimento humano”.
A Major Gama traz o enredo “Dourados, Portal do Mercosul: A cidade que é só felicidade!”. A Pesada retratará no enredo uma das tradições mais antigas e que fazem a alegria da criançada em Corumbá: “São Cosme e São Damião, que a doçura e a inocência da criança invada nossos corações”. Encerrando os desfiles em 2023, a Unidos da Vila Mamona, apostará no enredo de amor: “Os mais doces versos que escrevi revelam a minha carta de amor pela cidade em que nasci”.
Para Victor Raphael de Almeida, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), o grande diferencial do Carnaval 2023 é a ousadia das agremiações. “Temos uma diversidade de enredos grandes, que vai desde homenagem à santos, à cidades, à pessoas e enredos críticos, difundindo uma diversificação, com temas abstratos”, falou Victor.
“Isso é melhor para o público que se sentirá mais a vontade de assistir e poder presenciar, prendendo mais a atenção deles nessa miscelânea de enredos, vamos ver desfiles bastante diferentes”, avaliou ao Diário Corumbaense o presidente da Liesco
Fonte: Leonardo Cabral/ Diário Corumbaense