Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), está com inscrições abertas para o curso -gratuito – e presencial de Higiene e Manipulação de Alimentos. São duas turmas acontecendo quase que simultaneamente. No ano passado foram mais de 1 mil pessoas qualificadas.
A primeira turma será realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), na Câmara de Dirigente Lojistas (CDL). São 60 vagas para o turno vespertino, das 13h às 17h30. As aulas terão início nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2). As inscrições acontecem pelo telefone (67) 99855-1620 ou 4042-0427 (ramal 2421) até durarem as vagas.
Outra turma será realizada na Incubadora Francisco Giordano Neto, localizada na Rua Marquês de Leão, 1.214, Bairro Estrela Dalva. Serão 30 vagas e as aulas vão acontecer das 13h30 às 17h nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro. O curso tem certificação da Vigilância Sanitária e é voltado para as merendeiras (Semed) e para empreendedores da área de alimentos. As inscrições acontecem pelo telefone 4042-0427 (ramal 2430).
Totalmente de graça, o curso é um dos mais procurados no mercado. Para se ter uma ideia da importância do mercado gastronômico no Brasil, a alimentação fora de casa representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas. Pesquisa levantada pelo IFB (Instituto Food Service Brasil)/CREST e divulgada no ano passado mostrou que os gastos com comida fora de casa representaram R$164,4 bilhões em 2021. O estudo também revela o crescimento no PIB do setor de food service além de aumento na circulação dos restaurantes em 10% se comparado ao ano anterior.
O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila explica que o curso de higiene e manipulação é mais uma ação da Prefeitura para atender os empresários e fomentar o emprego. “Oferecemos o curso de maneira gratuita, trazendo melhorias financeiras e econômicas para os estabelecimentos, capacitando os funcionários e dando mais qualidade na fabricação e na manipulação dos produtos e alimentos, tudo conforme as normas do nosso município”, relata.