O reforço sobre a importância da união dos Ministérios Públicos em prol de um mesmo objetivo, o bem da população, foi a tônica dos diálogos durante visita do procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Gonet, ao município de Campo Grande nesta sexta-feira (2).
O encontro ocorreu na sede do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, onde Gonet foi recebido pelo procurador-geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior, pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no estado, Cândice Gabriela Arosio, pelo procurador-chefe do Ministério Público Federal no estado, Silvio Pettengill Neto, e pelo presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Fabrício Secafen Mingat, além de outros integrantes das instituições participantes.
Em sua fala aos presentes, Gonet elogiou a atuação local do Ministério Público e agradeceu a forma gentil em que foi recepcionado. “Muitíssimo obrigado pela hospitalidade, por essa cidade que surpreendeu por ser tão bonita”, disse sobre Campo Grande.
Na sequência, ele defendeu a necessidade de um trabalho integrado. “Gostaria de dizer que vocês têm no Ministério Público Federal um irmão, que vocês têm, em mim, um amigo pronto para estar do lado de vocês para dialogar, para conversar e buscar sempre o que é o propósito de cada um de vocês, que é o meu propósito: o bem do país, a dignidade da pessoa humana”, explanou.
Investimentos e parcerias
Em sua fala de exaltação à visita de cortesia, o procurador-geral de Justiça Romão Milhan Junior citou os investimentos para desenvolver ainda mais a instituição, melhorando a prestação dos serviços à sociedade. Como exemplo, destacou o projeto de construção da nova sede e do parque tecnológico do MP-MS, traduzido por ele como altamente preparado para as demandas que se apresentam.
Assegurou, ainda, a disposição de atuar em conjunto. “Nós temos com o senhor uma grande parceria e conte sempre com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para elevar o nome do Ministério Público Brasileiro”, disse Milhan Junior.
Enquanto representante da atuação ministerial na esfera trabalhista, a procuradora-chefe Cândice Arosio observou que a proteção dos direitos laborais requer um esforço conjunto e alinhado com outras instituições. “Há uma percepção muito clara de que, somente se fizermos um MP realmente unido, seremos capazes de chegar a outros patamares de democracia, de solidariedade e de dignidade”, enfatizou. O procurador regional do Trabalho Jonas Ratier Moreno também esteve no encontro.
Summit
Paulo Gonet veio a Campo Grande para participar do evento Summit Segurança Jurídica e Desenvolvimento, no qual será palestrante. Realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, a iniciativa conta com a parceria do Ministério Público estadual, do Tribunal de Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil e do grupo Lide Justiça Mato Grosso do Sul.