As doações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e dos bancos associados (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa) para auxílio no socorro à população do Rio Grande do Sul já alcançam R$ 20 milhões. Os bancos também possuem parcerias com entidades civis locais.
Entre as iniciativas adotadas individualmente pelos bancos para amenizar a situação, estão as seguintes, variando de acordo com a instituição financeira:
Flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas;
Ampliação de linha de crédito;
Prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa;
Suspensão da cobrança dos contratos em atraso curto;
Suspensão da negativação dos clientes com até 15 dias de atraso;
Suspensão de até 3 meses nos contratos de financiamento habitacional (desde que solicitado pelos mutuários);
Suporte no acionamento do seguro habitacional;
Isenções e reprecificações de tarifas;
Priorização no atendimento dos clientes da região para seguros de pessoas, patrimônio, veículos;
Renegociação com ofertas e condições especiais para clientes afetados e suspenção de cobrança.
Engajamento dos colaboradores com campanha de conscientização e solicitação de apoio e ajuda;
Campanhas internas envolvendo empregados e clientes para arrecadação de materiais de higiene pessoal a serem encaminharmos às regiões afetadas;
Disponibilização de contas para o recebimento de doações voluntárias, que serão revertidas em kits de higiene e limpeza, entre outros, conforme necessidade da população impactada;
As instituições financeiras estão comprometidas em adotar medidas para garantir a continuidade dos serviços à sociedade, assim como a segurança e o bem-estar dos seus clientes e colaboradores.
A Febraban e os bancos manifestam profundo pesar às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, se solidarizam com as famílias atingidas pela catástrofe e se somam aos esforços das autoridades para o atendimento emergencial da população.
Esse apoio se soma a outras doações do setor bancário às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul ocorridas em 2023, quando foram doados mais de R$ 4 milhões para auxílio no socorro aos moradores.