No próximo sábado, em Dourados/MS, será realizada uma campanha dedicada ao combate e prevenção do câncer de pele. Este tipo de câncer representa mais de 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil, tornando essencial a ação anual promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que tem o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar a população de forma gratuita.
Em 2023, Mato Grosso do Sul contará com pontos de atendimento em duas cidades, em datas distintas: Em Campo Grande no dia 02/12 e em Dourados no dia 25/11.
Em Dourados, a campanha ocorrerá das 08h às 12h, no ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Para participar, é necessário comparecer ao local com documentos de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.
Durante a campanha, os participantes receberão orientações sobre métodos de prevenção, avaliação dermatológica, e os casos positivos serão tratados por meio de procedimentos como pequenas cirurgias, biopsias e crioterapia. Casos mais complexos serão encaminhados para tratamento especializado.
A presidente da SBD/MS, Elza Garcia, destaca a importância do diagnóstico precoce: “Se diagnosticado precocemente, o câncer de pele tem altas taxas de cura, porém, se negligenciado, o melanoma pode levar ao óbito.”
Cinthia Rosane Orasmo, coordenadora da campanha em Dourados, ressalta a importância da participação da população: “Se você notar uma pinta diferente ou uma ferida que não cicatriza, procure atendimento médico durante a campanha, pois a prevenção salva vidas.”