Médico veterinário, o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) destinou ao todo 21 Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) para os municípios de Mato Grosso do Sul. Através de emenda parlamentar, o emedebista já enviou mais de R$ 2 milhões para compra das unidades.
Nesta semana a prefeitura de Campo Grande anunciou que o Castramóvel deve começar a funcionar na segunda quinzena de abril. A emenda para a cidade foi destinada em dezembro de 2019 e agora deve atender a população. Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), os agentes de saúde estão fazendo um levantamento para saber qual o bairro que mais necessita do serviço.
“Esta foi a primeira unidade para Campo Grande e este ano destinei emenda para a compra da segunda. Na minha campanha para prefeito, em 2020, me comprometi que em cada uma das sete regiões teria um Castramóvel, não fui eleito prefeito, mas enquanto for deputado vou destinar emenda até a cidade toda ter o serviço. Será uma por ano até chegar as sete”, ressaltou Marcio Fernandes.
Com a atuação do deputado, ao menos oito municípios já têm um Castramóvel, sendo eles: Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Sonora e Terenos. Para atender em pleno funcionamento cada unidade precisa de um motorista, um médico veterinário e dois auxiliares. As equipes e insumos são de responsabilidade de cada prefeitura.
“Como deputado destino a verba e acompanho como está a implementação nos municípios, mas a operação é de responsabilidade dos prefeitos. Com ajuda da população cobramos para que o serviço funcione o quanto antes. Como médico veterinário eu entendo que a única forma de manter o controle sanitário é fazendo o de natalidade, evitando o abandono e a transmissão de doenças de animais que estão nas ruas sem vacina”, destacou Marcio Fernandes.
Neste ano, através de emendas parlamentares mais 12 cidades devem adquirir o seu primeiro Castramóvel, são elas: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Eldorado, Ivinhema, Inocência, Miranda, Paranaíba, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste, além da segunda unidade de Campo Grande.
“Quero que Mato Grosso do Sul tenha um grande plano de controle sanitário, pretendo destinar Castramóvel para cada um dos 79 municípios. Eu sou médico veterinário, o bem-estar e saúde animal são a minha causa. Eu fico muito grato quando vejo que outros parlamentares estão também estão começando a contribuir”, finalizou Marcio Fernandes.
Assessoria.