A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), apreendeu, na tarde de ontem (23), uma motocicleta produto de crime, no Bairro Pioneiros, em Campo Grande.
A apreensão ocorreu no contexto da Operação Metrópole, desencadeada em caráter permanente pela Especializada, com a finalidade de intensificar as ações de combate a roubos, furtos e receptação de veículos automotores, na capital, quando, durante as diligências, investigadores da DEFURV avistaram uma motocicleta que transitava pelo bairro Pioneiros com uma placa artesanal, o que chamou a atenção dos policiais e motivou a abordagem.
Durante a checagem da motocicleta, verificou-se que os numerais de chassi e motor apresentavam claros indícios de adulteração, permitindo a conclusão de se tratar de motocicleta produto de crime. A motocicleta foi apreendida e o seu piloto conduzido até a DEFURV, onde, ao ser ouvido pela Autoridade Policial, ele alegou ter adquirido a motocicleta como a popular “BOB”, por valor abaixo do usual, em razão da existência de pendências administrativas, sem saber da adulteração dos sinais identificadores.
O comércio de veículos e motocicletas popularmente conhecidos como BOB é um dos principais fomentadores da prática de roubos de furtos, onde os criminosos responsáveis por estes crimes, após subtraí-los, remarcam e trocam as placas dos veículos e motocicletas, transformando-os em clones dos originais e os revendendo abaixo do valor de mercado, sem a documentação correlata, alegando a existência de pendências administrativas.