Ameaças (virtuais) de ataques em escolas, em Campo Grande, no Estado e no Brasil, após casos reais que aconteceram recentemente vêm se tornando cada vez mais comuns. A imprensa foi orientada a NÃO compartilhar tais imagens e vídeos para não haver o incentivo, ou seja, para não haver a notoriedade para quem admira tais atos.
Alguns da população talvez sem ter o conhecimento da orientação e também da decisão tomada por governantes, inclusive aqui no Mato Grosso do Sul e na Capital, que decidiu colocar maior efetivo e medidas para evitar os ataques, continuam compartilhando e também enviando vídeos e fotos do que pode acontecer. O site Capivara News recebeu alguns desses compartilhamentos de ameaças via WhatsApp, Instagram e Facebook, com leitores pedindo um posicionamento, e decidimos não compartilhar de forma explícita, mas informar a população onde a mesma deve denunciar.
Isto porque maior compartilhamento dos possíveis ataques talvez possa incentivar outras ameaças ou até outros ataques. Então a Polícia Civil de MS, em conversa com o site na noite desta terça-feira (11) enviou o canal certo para as denúncias. Basta acessar https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura A imagem contendo o link está anexada nesta reportagem.
Segundo a Polícia Civil de MS, o Ministério da Justiça criou esse canal exclusivo para as denúncias desta espécie e tudo está sendo centralizado por lá.
Sobre as imagens enviadas ao site Capivara News contendo ameaças de novos ataques, decidimos postar de forma borrada para não revelar o conteúdo das mesmas. Mas, pedimos para que as pessoas denunciem as páginas com os nomes “Ataques Brasil” no Instagram, com diversas posts anônimos, contendo suásticas e falando de regiões que supostamente podem ser atacadas em Campo Grande, em MS, e em cidades do Estado do Mato Grosso, por exemplo.
Você não deve compartilhar, mas denunciar o conteúdo, porque desta forma a página (s) será (ão) derrubada (s) pela rede social citada.