Os avanços tecnológicos e soluções sustentáveis ao redor do mundo foram destaque durante a 3ª edição do projeto “Café Estratégico”, realizado pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, que tem a proposta de provocar a reflexão em torno de temas pertinentes ao desenvolvimento de uma gestão planejada, focada em resultados. “Nosso maior desafio é avançar na modernização. O objetivo é preparar nossas equipes para estarem direcionadas ao mesmo alvo. Quando entendemos para onde estamos indo, a gente chega mais rápido. Estamos trabalhando com compromisso e respostas rápidas, que é o que a população espera da nossa administração”, afirma a prefeita Adriane Lopes.
Nesta edição, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (SebraeMS), foi realizada a palestra “O impacto da melhoria do ambiente de negócios inovador e sustentável para a capital”, com o engenheiro, ex-prefeito de Maringá (PR) e consultor do Sebrae, Silvio Barros. Na conversa, Barros explanou aos secretários, adjuntos e servidores públicos, a importância da Prefeitura acompanhar o processo de evolução tecnológica que o mundo está vivendo. “É preciso estar antenado em assuntos como metaverso, inovações de um modo geral, para assim, avaliar o impacto que tudo isso terá nas administrações. Daqui pra frente o mundo será cada vez mais tecnológico e é preciso administrar as cidades olhando para o futuro”.
Silvio destacou a necessidade do processo de divisão de incumbências, com o estabelecimento de equipes capazes de trazer alternativas de soluções, com os prós e contras de cada decisão. Falou ainda da parceria necessária entre o poder público e a sociedade civil organizada, da necessidade de governança colaborativa, além de traçar um panorama de ações que são exemplos de sustentabilidade, como sistemas de climatização compartilhada e prédios sustentáveis. “Quando falamos em empregabilidade no futuro, sabemos que muito empregos serão ‘perdidos’ para as máquinas. Mas é preciso traçar estratégias para que essa mão de obra seja realocada. Esse é o papel da Prefeitura, acompanhar essa evolução”.
Na sequência do tema, o analista de políticas públicas do Sebrae/MS, Júlio César da Silva, falou sobre a Lei de Liberdade Econômica e como ela atende os micro e pequenos empresários. O consultor apresentou aos agentes públicos, pontos de melhoria para o atendimento a esse público. O diretor-superintendente da instituição, Cláudio Mendonça, exaltou a parceria com a Prefeitura e destacou o Café Estratégico como um ambiente favorável para os negócios.
“A proposta do Café Estratégico é discutir o planejamento estratégico para oferecer serviços e obras de qualidade para a população, otimizando a entrega de resultados para a cidade, com focos bem definidos que destacam áreas como transformação digital, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade ambiental, social e econômica”, finaliza a subsecretária da Sugepe, Catiana Sabadin.