Caso isolado de morte por febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, cujos hospedeiros são roedores como capivaras, aconteceu no Estado de Minas Gerais, na cidade de Itaúna . O último caso em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Centro de Zoonoses, foi em fevereiro de 2018.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde no Estado, o diagnóstico foi em um homem de 34 anos, residente em Campo Grande, e com histórico de viagem para área rural do município de Sidrolândia.
Apesar dos fatos que não gera tanto alarde, sempre estamos alertando para que a população mantenha distância dos animais até mesmo na hora de registrar com fotos e filmagens. É proibido ter uma capivara como animal de estimação por ser considerado um espécie silvestre.
A morte em Minas Gerais foi de um homem de 33 anos no dia 28 de abril, apenas um dia após a internação do paciente no município de Itaúna. Os primeiros sintomas da doença apareceram cinco dias antes, conforme a Secretaria de Saúde do município.
Os principais sintomas são febre alta, mal-estar generalizado, dores de cabeça e abdominais, náusea, vômito, diarreia e manchas avermelhadas pela pele. Se você estiver sentindo este sintomas, procure de imediato um médico.