Campo Grande foi reconhecida pelo World Resources Institute Brasil (WRI Brasil) como projeto destaque no Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) na manhã desta quinta-feira (10), em Brasília/DF, durante evento de encerramento da Fase 1 do Acelerador de SBN em Cidades, promovido pelo instituto.
A Capital que participa do acelerador com o projeto Parque dos Ipês também foi um dos dois municípios, entre os 10 participantes, selecionados para participar da Fase 2 do acelerador e receber mais 9 meses de apoio personalizado para aprofundar a estruturação financeira do projeto em reuniões individualizadas com fundos e instituições financeiras.
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento como projeto destaque aplicando Soluções Baseadas na Natureza e com a escolha para irmos para a próxima fase. O Projeto Parque dos Ipês é uma grande oportunidade para Campo Grande vencer os desafios atuais da cidade, e entregar uma obra inovadora, aplicando conceitos de sustentabilidade. O projeto está alinhado a metas ambientais globais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de aumentar o acesso a áreas verdes para a população, o parque irá entregar espaços para prática esportiva, para o lazer, bem como oportunidades para práticas educativas para mais de 2.900 estudantes”, pontuou a Coordenadora do Projeto, a bióloga Christiane Erondina Corrêa.
“Esse parque é um pedido antigo dos moradores das Regiões Urbanas do Lagoa e do Imbirussu, e o projeto se apresentou como uma oportunidade para a Prefeitura de Campo Grande atender a comunidade local, além de aplicar soluções sustentáveis, com o propósito múltiplo de melhorar o sistema de drenagem da região, bem como, de incorporar áreas verdes na paisagem urbana. Serão utilizadas estratégias modernas e sustentáveis para reduzir problemas gerados com a urbanização”, explica a Diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud, que afirma que o objetivo da Capital é viabilizar a construção de um projeto sólido e com potencial de receber financiamentos do setor privado.
Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades
O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), que conta, ainda, com a parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.
Com o objetivo de viabilizar a elaboração de um projeto para a implementação do “Parque dos Ipês”, que inclua soluções ambientais voltadas às mudanças climáticas, o Município apresentou uma proposta para o edital “Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades”, que é o primeiro programa brasileiro com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de projetos que implementem soluções baseadas na natureza, além de buscar aumentar as possibilidades de financiamento e implementação desses projetos, sendo uma oportunidade de capacitação técnica para os servidores municipais no que tange ao desenvolvimento de projetos municipais mais eficientes, eficazes, de baixo custo e factíveis.
Como parte da programação do Acelerador, Campo Grande tem recebido capacitações nos seguintes temas: técnica de soluções baseadas na natureza; fluxo de caixa, receitas e despesas; instrumentos financeiros e fontes de recurso; modelo de negócios, impactos e riscos; governança e estruturas legais; pitch e plano de ação. Ainda, estão sendo disponibilizadas aos representantes do Município, 12 (doze) horas de mentoria individual com especialistas e a oportunidade de conexão com financiadores.