Representantes da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) estiveram nesta segunda-feira (25/09) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, para conhecer o portfólio de ações desenvolvidas por Sesi e Senai para apoiar a indústria de Mato Grosso do Sul. O objetivo do encontro é estreitar as relações comerciais entre o Estado e o país asiático.
Participaram da reunião o presidente da CCIB e cônsul da Índia no Rio de Janeiro, Leonardo Ananda Gomes, o presidente honorário da CCIB e cônsul da Índia em Belo Horizonte, Élson de Barros Gomes, e o presidente do conselho consultivo da CCIB, Carlos Roberto Siqueira Castro. O grupo foi recepcionado pelo chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale.
Para o diretor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rolim Rocha, o momento da relação entre Mato Grosso do Sul e a Índia é propício para a geração de novos negócios.
“Essa reunião foi muito importante porque mostrou como a Índia enxerga Mato Grosso do Sul como possível parceiro estratégico. Falamos em qualificação de mão de obra, educação e projetos futuros, como produção de etanol. Os indianos deixam muito claro que Mato Grosso do Sul está no radar, e precisamos avançar em vários temas”, disse.
Leonardo Ananda Gomes destacou a afinidade de interesses comerciais existentes entre a Índia e Mato Grosso do Sul.
“Viemos conhecer projetos do Sesi e Senai e ficamos impressionados. Existe muita sinergia com alguns projetos que estão sendo desenvolvidos na Índia. Acreditamos em novas oportunidades e perspectivas de negócios, e esperamos que em breve possamos anunciar bons resultados dessa parceria”, afirmou.
Durante o encontro, a Câmara de Comércio Índia Brasil formalizou convite para que Sesi e Senai participem de um evento voltado à área de tecnologia, o Índia Tech, em janeiro de 2024. Além disso, a Fiems organiza uma missão empresarial para visitar a Índia em março do próximo ano.
Índia é o quarto maior comprador da indústria de MS
De acordo com o Radar Industrial da Fiems, a Índia é o quarto maior comprador da indústria do Estado, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Holanda. Em 2022, as vendas da indústria sul-mato-grossense para o mercado indiano alcançaram o equivalente a US$ 181,4 milhões, indicando crescimento de 325%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Os principais produtos comprados de Mato Grosso do Sul pela Índia em 2022 foram óleo de soja bruto, açúcar e couro bovino. Já os principais produtos exportados pela Índia para o Estado no mesmo período foram produtos têxteis, máquinas, aparelhos elétricos e suas partes e produtos químicos.