As cenas musicais de Cuiabá e Campo Grande se encontram no show “Do Pantanal ao Litoral”, que promove um intercâmbio cultural inédito entre artistas do Centro-Oeste brasileiro. No dia 27 de julho (domingo), a partir das 18h, a Cervejaria Canalhas, em Campo Grande (MS), recebe a banda Calorosa (MT), o cantor e compositor Paulo Monarco (MT) e o anfitrião Jerry Espíndola (MS). O evento é gratuito, com ingressos disponíveis pelo Sympla e sujeito à lotação da casa.
A programação inicia com a roda de conversa “Paisagem Sonora: Música e Território”, às 18h, reunindo os artistas Paulinho Nascimento (Calorosa), Jerry Espíndola e Paulo Monarco, com mediação de Aly Ladislau. Em seguida, às 20h, o palco se abre para o show que marca a primeira apresentação conjunta dos músicos mato-grossenses com Jerry Espíndola — ícone da música sul-mato-grossense e referência na fusão da polca-rock.
Mais que uma parceria musical, o encontro celebra as conexões sonoras e territoriais do bioma pantaneiro. A afinidade com a obra de Jerry Espíndola — que há décadas transforma referências locais em linguagem universal — torna o diálogo ainda mais potente.
Influenciado por Jerry, Monarco transita pela tradição musical da baixada cuiabana, dando continuidade à herança plantada pelo cururu, siriri, rasqueado e lambadão. Em seu show a sonoridade caminha sinestesicamente guiada pelas estruturas das claves rítmicas típicas da baixada cuiabana. Hora com peso e atitude rock, hora experimental e flutuante.
Seguindo no mesmo caminho e adubando ainda mais o fértil solo artístico dos estados irmãos: o pop tropical pantamazônico da banda Calorosa. Conceito utilizado pela banda para descrever a fusão que promove, de gêneros contemporâneos a ritmos tradicionais da cultura popular de Mato Grosso.
O show propõe uma experiência sinestésica e afetiva entre os artistas e o público, ressaltando o papel da música como expressão do território, da memória e das novas paisagens culturais.
Sobre o projeto
“Do Pantanal ao Litoral” é um projeto de intercâmbio musical entre artistas de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). A proposta celebra a diversidade cultural brasileira, valorizando as sonoridades que emergem dos territórios e o diálogo criativo entre ritmos tradicionais e contemporâneos. O evento integra o Circuito Funarte de Música Pixinguinha 2023, realizado por meio do programa de Difusão Nacional Funarte Rede das Artes.
A realização é da Lambuza Musical, Rede das Artes, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Cervejaria Canalhas e produção local da Guara Apresenta.
SERVIÇO
Projeto “Do Pantanal ao Litoral” apresenta Banda Calorosa (MT), Paulo Monarco (MT) e Jerry Espíndola (MS)
Local: Cervejaria Canalhas – Campo Grande (MS)
Data: 27 de julho (domingo)
Programação:
• 18h – Roda de conversa “Paisagem Sonora: Música e Território”
• 20h – Show Calorosa + Paulo Monarco, com participação de Jerry Espíndola
Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/calorosa-e-paulo-monarco-em-campo-grande/3026489