Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), a sucessão papal voltou a movimentar especulações dentro e fora do Vaticano. Entre os nomes cogitados por veículos da imprensa italiana, aparece o do brasileiro Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, que atualmente integra o seleto grupo de cardeais com direito a voto no conclave.
Indicado ao cardinalato em 2016 pelo próprio Francisco, Dom Sérgio é um dos sete brasileiros com possibilidade de serem eleitos Papa, em uma decisão que caberá aos 136 cardeais eleitores reunidos no Conclave — cerimônia que escolhe o novo líder da Igreja Católica.
Jornais como o Il Tirreno e o Blitz Quotidiano listam Dom Sérgio entre os papáveis, embora ponderem que uma nova escolha latino-americana logo após o argentino Jorge Mario Bergoglio seja pouco provável. Ainda assim, o nome do religioso brasileiro aparece entre os favoritos em várias análises não oficiais.
Em entrevista, Dom Sérgio comentou com serenidade as suposições. “As especulações sempre existem, mas o Espírito Santo surpreende. Nos últimos conclaves, já tivemos surpresas. O que importa agora é rezar”, afirmou.
Demonstrando respeito e devoção ao momento de luto que a Igreja vive, Dom Sérgio ressaltou que o foco atual está nas orações pelo Papa Francisco e na unidade da fé católica: “Nesse momento, eu creio que o mais importante é a oração pelo Papa, é continuarmos unidos como Igreja e, claro, quando chegar o momento, rezar ainda mais pela eleição do papa”.
Fonte: Pardal Tech