Como a flor que consegue florescer na aridez do deserto, assim é, para a autora Ileides Muller, a poesia em meio a momentos desafiadores para a humanidade. Inspirada por essa crença, ela decidiu reunir poemas produzidos nos últimos anos no livro “Deserto Florido”, que será lançado amanhã (11), a partir das 16 horas, na cafeteria Doce Grão. “Vejo que o mundo está passando por um período muito turbulento, e sinto que a poesia tem um poder grande de semear emoções e de elevar sentimentos, tem a capacidade de transformar a realidade”, afirma a autora.
O livro trata de temas essenciais à vida humana, como a necessidade de recolhimento e de contemplação, a transitoriedade, o renovar de sonhos, da esperança e da fé, o belo, as alegrias da infância, entre muitos outros. “São temas que provocam reflexões, e é por meio dos poemas que me pronuncio, pois a poesia tem o dom de revelar essências”, comenta Ileides. “Embora a normalidade dos desertos seja de areia, vento e sol, o título do livro se abriga na luz da poesia e se clarifica na intenção de cada poema. Após eu ter produzido os poemas, vi que vários tratavam de recolhimento, meditação e esperança. Assim, vislumbrei um deserto, mas não um deserto árido, sem vida, e sim um espaço de renovação”, completa.
Ileides Muller é professora, advogada, poeta e escritora, titular da cadeira nº 40 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). Em 33 anos de literatura, “Deserto Florido” é seu 15º livro publicado, dos quais oito são de poemas. “Sempre fui uma grande leitora. Na adolescência conheci uma biblioteca e lia, em média, um livro por semana. Entre tantas leituras, a poesia me encantava, principalmente por causa das metáforas, que me faziam pensar. Assim, de forma natural, fui me inclinando para a poesia e passei a escrever poemas”, relembra a escritora. Entre os nomes que a inspiram estão Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Clarice Lispector, Cecília Meirelles e Carlos Nejar.
“Ileides Muller é uma daquelas poetas cujos versos têm poder de cura d’alma! Sua arte atua no campo do invisível, semeando emoções, e está sempre ao alcance de nossas necessidades líricas. Sabe, como ninguém, espalhar aquela paz essencial nas profundezas do nosso ser”, define a crítica literária e imortal da ASL Ana Maria Bernardelli, responsável pela apresentação da obra. O prefácio é do também imortal e poeta Rubenio Marcelo.
Para a autora, a mensagem pretendida com o livro é de esperança e de renovação. “Esses poemas têm algo muito próprio para os tempos que estamos vivendo, uma mensagem positiva, de fé, de esperança. Às vezes nos sentimos sós, desamparados, mas surgem flores, que são os apoios no meio desse deserto, que são os amigos, são todos aqueles que estão ao nosso lado. Vejo o deserto como uma passagem, um período de renovação, uma ordenação de rotas, algo que nos faz crescer e buscar saídas. Às vezes, basta um poema para a vida florir”, finaliza.
Serviço: O livro “Deserto Florido”, da escritora Ileides Muller, titular da cadeira nº 40 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), publicado pela Life Editora, será lançado amanhã, dia 11 de novembro, a partir das 16 horas, na Doce Grão Cafeteria e Doceria, que fica na Av. Bom Pastor, nº 578 – Vila Vilas Boas. Entrada gratuita.