Referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco deu início à implementação do sistema de plantio mecanizado para garantir maior eficiência e produtividade em sua operação florestal. A inovação tecnológica garante um aumento de quase 800% nos resultados, que passaram de 233 mudas plantadas por hora no sistema tradicional para 2.000 mudas plantadas no mesmo período com o sistema mecanizado.
Adotado em dezembro de 2023 em parte das áreas das operações florestais nos municípios de Água Clara e Inocência (MS), o plantio mecanizado é realizado por meio da máquina Base Forwarder Ponsse e da plantadeira PlantMax2, que são operadas por colaboradores devidamente treinados. O equipamento tem capacidade de plantio de 30.722 mudas por dia, equivalente a 27,93 hectares, e o trabalho é realizado em três turnos de oito horas.
O equipamento conta com o sistema de GPS de precisão que permite o georreferenciamento de todas as mudas plantadas, garantindo que as irrigações necessárias sejam mecanizadas e com assertividade no ponto alvo. O sistema está preparado para a realização da Subsolagem e fertilização do solo que irá garantir maior eficiência na aplicação do fertilizante e consequentemente melhor desenvolvimento das mudas.
“A tecnologia é uma grande aliada quando se trata de produtividade e sustentabilidade de florestas plantadas e está desempenhando um papel cada vez mais importante, tornando o processo mais eficiente, sustentável e produtivo. Precisamos sempre olhar para o futuro, ao integrar tecnologias avançadas com práticas de manejo florestal sustentável. Dessa forma, estamos promovendo o crescimento saudável das florestas e maximizando os benefícios ambientais, econômicos e sociais que elas proporcionam, ação que vai ao encontro de nossa premissa de cuidar da natureza, das pessoas e dos recursos que utilizamos”, afirma Laercio Couto, Gerente Florestal da Arauco do Brasil.
A homogeneidade no plantio é um dos grandes diferenciais da tecnologia. A máquina segue o alinhamento de plantio para a área determinada, de acordo com a quantidade de mudas definida. Depois de determinadas as linhas de plantio, a máquina trabalha no impacto do solo, fazendo a cova, posicionando a muda de acordo com sua altura e fixando cada unidade no solo de acordo com sua necessidade.
Todo esse sistema é feito por um computador de bordo na cabine da máquina, onde o operador tem visão de toda a implementação. Para operar o sistema, os colaboradores da empresa passam por capacitação realizada em parceria com o Grupo Timber, empresa responsável pela comercialização do equipamento. A expectativa é chegar a 23 mil hectares de floresta plantada por meio do plantio mecanizado em 2024.