Recomeço. Essa palavra tem um sentido muito especial na vida de muitas pessoas, e, geralmente, é depois de passarmos por experiências difíceis, por vezes dolorosas, ou que exigiram muito esforço e dedicação, que entendemos a importância e temos força para recomeçar.
Com essa mensagem a Unimed Campo Grande lançou, neste mês, um filme especial em homenagem aos seus 49 anos de existência, de lutas, conquistas e muito aprendizado, celebrado hoje, dia 12 de maio. Contando diferentes histórias, que nos inspiram a encarar os próximos desafios e a enxergá-los como oportunidades ao longo da nossa jornada. Assim como o Jean Carlo Ranucci do Amaral, beneficiário da cooperativa médica, que viveu uma das experiências mais fortes de sua vida e, talvez, a que mais lhe ensinou algo e que ele, certamente, levará para sempre: entender a importância de recomeçar e de dar mais valor às coisas simples.
Em 2020, depois de passar seis dias internado no Hospital Unimed Campo Grande, sendo três deles intubado em uma das Unidades de Terapia Intensiva para tratamento da Covid-19, Jean afirma que passou a enxergar a vida de outra forma, com mais leveza.
“Acho que todo mundo que passa por um momento difícil, de medo e incertezas como esse, acaba dando mais valor a coisas simples, de ter essa oportunidade de recomeçar. Muitas pessoas estão mais preocupadas em ter algo, seja bens materiais ou status, mas eu entendi que eu não queria somente ter, eu queria ser, estar junto a pessoas que eu amo e que me fazem bem, rir mais, ser feliz a todo momento. Ser feliz, com a minha vida, com o meu corpo e meu pensamento. Isso ficou muito claro e forte para mim”, fala.
Jean conta que sempre foi amante do pedal, de andar de moto e de praticar pesca subaquática com um dos três filhos, e que esse também foi um de seus recomeços. “Depois que sai do hospital, primeiro me recuperei junto à minha família e aos amigos próximos, depois voltei a fazer tudo o que eu gostava, inclusive a trabalhar”.
No início, fazia tudo com uma certa dificuldade, mas a cada dia tinha mais força e sempre olhando desta forma, do que podia aproveitar mais da sua minha vida. A lição que ele diz ter tirado desse período foi “aproveitar cada momento e tudo com muito amor”, faz questão de enfatizar.
Desde que conseguiu se recuperar e voltar a fazer as coisas que lhe dão prazer e paz no coração, como ele mesmo diz, sempre que pode, Jean faz questão de passar em frente ao Hospital Unimed CG, geralmente, de bicicleta. “Esse lugar foi muito importante, muito marcante para mim. Passar por ali é como uma oportunidade de agradecer a cada profissional que me ajudou quando mais precisei. Eu renasci ali, então sempre que eu passo em frente ao hospital, paro, oro e penso naqueles momentos com gratidão que esse lugar me proporcionou e me fez olhar a vida de uma forma diferente”, finaliza, saudoso.
Para conferir o filme em comemoração aos 49 anos da Unimed Campo Grande, basta clicar aqui.