Após 15 anos “engavetado”, o projeto da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Santa Emília, na Rua Boanerges, finalmente, pode ser entregue pela Prefeitura Municipal, no Aniversário de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (26). Entre inícios, paralisações e retomadas, em 2016, o ex-prefeito Marquinho Trad conseguiu “destravar” o andamento e finalização das obras.
Hoje, a prefeita da Capital, Adriane Lopes, disse que a entrega da unidade não é um presente para Campo Grande, e sim um presente para todos nós da população. “Quero agradecer muito ao presidente do Bairro, Julio Cesar, que me apresentou pelas ruas do bairro a realidade em que viviam. Agradecer a todos os servidores e a Banda da Guarda Municipal que fez essa festa tão linda. Estamos mudando a realidade da Saúde dessa região, estamos trabalhando para resgatar a autoestima e isso só foi possível porque o ex-prefeito Marquinhos Trad nos deixou essas e outras oportunidades”, destaca.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, na gestão de Marquinhos, foi levada a proposta de conclusão da unidade para Brasília, e desta forma foi possível fazer nova licitação para contratar empresa que terminasse as obras. “Iremos focar aqui nesta unidade na Atenção Primária, que elevamos na cidade de 33% a 65%. Somos a sexta Capital a conseguir fazer isso”, salienta.
O secretário de Infraestrutura, Rudi Fioresi, lembra que “deu um trabalhão” para que a obra saísse do papel novamente. “Em 2017 houve uma emenda do então deputado Nelson Trad, junto com o prefeito da cidade, na época Marquinhos Trad, foi um trabalho para retomar essa obra, então recorremos ao Ministério da Saúde”.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Santa Emília, Julio Cesar, disse que “esta é a maior obra que o bairro já recebeu. Que ele mora há 39 anos no bairro e vem lutando para isso e que hoje é realizado um sonho dele e de toda a população do Santa Emília e, que hoje foi feita história que ficará na lembrança de todos”.
O presidente do Rotary Club de Campo Grande, Ricardo Zanin, fala que a unidade de saúde veio na hora certa e mais importante, que é a da campanha de vacinação, principalmente acabar erradicar a Poliomielite. “Tragam suas crianças, é muito importante para a saúde delas. Aqui você tomar essa e outras vacinas”, frisa.
Pioneiro da Ortopedia em Mato Grosso do Sul, Dr. Hélio Mandetta mandou o recado: “Essa doença é terrível, causa paralisia nas crianças, que às vezes morrem de forma aguda. Vamos prevenir a saúde das nossas crianças, só com vacinas conseguimos fazer isso”, menciona.
Representando a Câmara de vereadores, o vereador Ronilço Guerreiro esteve presente com demais servidores da Casa de Leis. “Parabéns Campo Grande, esse é mais que um presente, é uma conquista”, conclui.