Dias de luta, dias de glória. A frase vai muito além de um simples trecho de música famosa, é a frase que, hoje, descreve Lucas Velo Arfox Santos, de 38 anos. Durante 29 dias ele ficou internado no Hospital Unimed Campo Grande para tratamento da Covid-19, destes, 13 foram intubados. Nesta semana, curado da doença, ele pôde enfim agradecer à equipe que o ajudou a vencer esta batalha.
De um lado da tela, Dra. Sylvia Carolina Araujo Borges, médica intensivista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e parte da equipe assistencial: Claudenice Valente, Gerente Assistencial e Recursos Próprios, Jéssica Martinez Vilhalva, enfermeira, e Suellen Heinz, técnica de enfermagem. Do outro, Lucas e a esposa Fabiana Blanco da Silva, com quem é casado há quatro anos.
Emocionado e grato, Lucas disse que os profissionais da saúde que tanto cuidaram dele foram anjos em sua vida. “Passei por um momento muito difícil, mas Deus me permitiu estar vivo e colocou os profissionais da Unimed Campo Grande para cuidar de mim. Hoje, estou aqui com a minha esposa, meus dois filhos, meus pais, sogros e todos aqueles que oraram pela minha recuperação. Estou muito melhor do que estava antes de ter Covid-19”, relembra.
Lucas ainda faz questão de fazer um alerta: “entrei no hospital tranquilo, mas quando soube que precisaria ir para a UTI, aí a coisa deu uma guinada, fiquei apavorado. Nesse momento você realmente tem dúvida se vai voltar. Do fundo do meu coração, queria que as pessoas tivessem consciência do quanto essa doença é grave, já levou muitas pessoas queridas e pode deixar sequelas graves, eu fiquei com sequelas”.
Ao relembrar o período de internação do marido, Fabiana ficou muito emocionada e disse que durante três dias seguidos não dormiu pensando na situação dele, mas que o cuidado que a equipe hospitalar teve com ela foi determinante para tranquiliza-la.
“Eu recebia o boletim médico, mas não sabia se ele ia voltar para casa. Minha filha, de 10 meses, procurava ele no banheiro, porque é ele quem dava banho nela todo dia. Foram três dias que ele não reagia, foi bem complicado, mas graças a Deus e à equipe médica ele está aqui”, disse a esposa.
Dra. Sylvia, segundo Lucas, foi uma das partes determinantes para sua recuperação, tanto pelos cuidados com a saúde como pelo carinho que teve com ele e com toda sua família.
Grata, a médica disse que o paciente superou todas as expectativas. “Você chegou aqui com um comprometimento pulmonar grave. Nos orgulhamos muito de você. Sua energia de vida, de cada dia querer vencer um obstáculo, esse seu poder de superação fez com que ficássemos impressionados. A gratidão também é da nossa parte, por ter participado da sua vida”, relata a profissional.
Já Suellen, técnica de enfermagem, lembra de Lucas com carinho e diz que revê-lo bem e sorrindo é muito gratificante para ela. “Para nós é muito gratificante devolver o paciente para sua família. Somos profissionais, mas antes somos seres humanos, e quando vemos o desespero do paciente nos emocionamos junto”.
Lucas finaliza a chamada de vídeo dizendo que “hoje, o que fica é a vitória por ter vencido essa doença”.
Para assistir a vídeochamada na íntegra basta clicar no link http://bit.ly/RedesSociais_UnimedCG.
Para ter acesso ao vídeo para baixa-lo, clique no link https://we.tl/t-aPfVDsrZPv.
Assessoria.