No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, um momento para conscientizar a população sobre a importância desse recurso natural para a vida e para nosso organismo. A data também nos lembra da necessidade de se manter hidratado, uma vez que a água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo.
Não é novidade que o consumo de água é indispensável para a saúde, mas mesmo sabendo da importância muitos brasileiros ainda têm dificuldade de hidratar-se. Para ajudá-los a superar esse desafio, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, elencou estratégias que podem facilitar a ingestão de água para evitar riscos de desidratação.
- Bom dia
A primeira dica da nutricionista é desenvolver o hábito de tomar um copo de água ao acordar. “Precisamos dessa rotina. Antes de tomar café da manhã, beba água! Essa ação acelera o metabolismo, aumenta a energia, revigora a pele, melhora a digestão e contribui para o bom funcionamento dos órgãos, como estômago, rins e coração”, destaca. Além de ser uma ótima aliada no início da manhã, Tizziani complementa que ingerir água antes de dormir repõe nutrientes do corpo e garante uma noite tranquila de sono.
2. Tenha uma garrafinha
Investir em uma garrafinha é outra estratégia indispensável, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, diminuindo o descarte de pets, garante água sempre por perto. “Quando estamos muito envolvidos com uma atividade, é comum procrastinarmos o consumo de água, isso acontece pela falsa sensação de perda de tempo ao nos deslocarmos até o bebedouro somada a pressa de concluir as tarefas e também pela preguiça de buscar água toda vez que sentimos sede. Uma garrafinha diminuirá o número de idas até a torneira e servirá como lembrete”, explica Letícia.
3. Inclua frutas na alimentação
Frutas como melão, morango e melancia têm um importante papel na hidratação porque são compostas por mais de 90% de água. A nutricionista destaca que também existem outras variedades que podem ser aliadas. “Mamão, laranja, limão, abacaxi, abacate, uva, kiwi, maçã, goiaba e banana possuem menor quantidade de água, mas também contribuem para a reposição de líquidos no organismo e de outras vitaminas que o corpo necessita”.
4. Aposte na água saborizada
A água saborizada é uma excelente alternativa para desenvolver o hábito de repor líquidos para aqueles que preferem sucos industrializados e refrigerantes.
“O importante, nestes casos, é reduzir a quantidade de açúcar e de conservantes. Adicionar frutas ou ervas na água, que esporadicamente pode ser com gás, é uma boa opção para substituir bebidas fabricadas e reeducar o paladar. Porém, não podemos esquecer que o ideal é a água natural, sem adição. Para que essa transição aconteça, você pode alternar entre uma garrafinha de água saborizada e natural, reduzindo a quantidade de água saborizada por dia e aumentando a natural”, orienta Tizziani.
Apesar de elencar estratégias para estimular a hidratação, a nutricionista alerta que a água não pode ser substituída por outras bebidas. “Nosso intuito é ajudar a comunidade a reeducar alguns hábitos para aumentar o consumo de água. Porém, é necessário esclarecer que mesmo que os sucos sejam extremamente nutritivos, assim como pode ser também a água saborizada, ainda não suprem a água mínima e pura que o organismo necessita. A mesma regra vale para o chimarrão e para o tererê”, complementa.
5. Estabeleça metas
Para concluir a missão de manter-se hidratado, uma dica valiosa é estabelecer metas. “Existem aplicativos gratuitos que ajudam a lembrá-lo e a monitorar a quantidade de água que bebemos por dia. Papel adesivo com anotações também podem auxiliá-lo. Outra sugestão é associar a ingestão de água com atividades da rotina, por exemplo, beber um copo de 300 ml quando for estudar; ou antes de ir ou sair do trabalho; ao retornar com os filhos da escola; quando alimentar os pets e demais tarefas”, salienta Tizziani.