O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Mato Grosso do Sul fez um levantamento e mostra que as empresas do estado procuram estagiários que sejam proativos, tenham boa comunicação e boa escrita, além das habilidades técnicas em pacote office, photoshop e autocad.
O IEL também percebeu que, no estado, as áreas que mais contratam estagiário são Administração, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Marketing.
O Instituto é uma das principais instituições do mercado de trabalho que faz a ponte entre instituições de ensino e indústrias para inserir jovens em estágios. Nesse primeiro semestre de 2023, por exemplo, a rede inseriu mais de 43 mil estudantes em empresas por todo Brasil. Em comparação ao mesmo período de 2022, houve um aumento de cerca de 30% na quantidade de estudantes em estágios.
“O estágio é uma oportunidade de moldar e orientar futuros profissionais de acordo com as necessidades da indústria e o nosso objetivo é capacitar e reter talentos no nosso país. Essa relação é uma via de mão dupla. Enquanto os estagiários adquirem conhecimento prático e vivenciam o mundo corporativo, a empresa se beneficia com profissionais promissores que podem, eventualmente, se tornar parte integral da equipe”, explica o superintende do IEL, Eduardo Vaz.
O dia do estagiário é comemorado em 18 de agosto desde 1982, graças a publicação de do decreto nº 87.497/82. A data é uma homenagem aos profissionais que estão em início de carreira e precisam conciliar os estudos com o trabalho.
Mais sobre o IEL
O IEL oferece suporte para organizações em todas as etapas do programa de estágio, com assistência durante a contratação, gestão do contrato e capacitação dos estagiários. O Instituto atua em todo país há mais de 40 anos.