Comemorando os 124 anos de Campo Grande e abrindo a programação deste 26 de agosto, os atletas deram um show de resistência na tradicional Corrida do Facho. Apesar do clima e da chuva fina que caiu logo no início da manhã deste sábado, os participantes que correram nesta manhã suaram a camisa para homenagear a Capital, e a equipe A da Adac levou a melhor no masculino e finalizou com 34’51″. No feminino, a vitória ficou com a equipe da Turma do Longo, com 21’18″.
No feminino, a equipe A da Adac ficou em segundo lugar e a Sidi Ajala, em terceiro. No masculino, a segunda colocada foi a equipe do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro e em terceiro lugar o Comando Geral do Corpo de Bombeiros CG/MS.
Após se classificarem em terceiro lugar na corrida do ano passado, as mulheres da Turma do Longo disseram que a vitória veio após muita determinação nos treinos, que aconteceram três vezes por semana, conforme a servidora pública Eliane Gomes, de 37 anos, membro da equipe campeã.
A prova contou com a participação de 80 atletas, compondo as 10 equipes femininas e 11 masculinas, representadas por entidades militares e civis, convidadas pela organização do evento. A largada e chegada aconteceu na Rua 13 de Maio, esquina com a Avenida Afonso Pena, onde também aconteceu a entrega de bastões. A agenda antecedeu o desfile cívico de 26 de agosto.
O atleta Rodrigo Sobral, que venceu junto com a equipe A da Adac, disse que corre há 23 anos, mas que a corrido do Facho é para ele a competição mais importante que acontece em Campo Grande. “Essa prova é diferente. É um sentimento único correr neste evento. Foi maravilhosa a vitória neste ano, depois de superar o ano passado, quando ficamos em segundo lugar. Treinamos bastante para vencer e estamos felizes com o resultado”.
A prefeita Adriane Lopes entregou a premiação aos vencedores e falou da importância do evento para a cidade. “É um evento tradicional e sabemos que tem um peso diferente aos competidores. Hoje acontecem várias agendas e ações da Prefeitura para celebrar o aniversário da cidade, mas tanto a corrida do facho quanto o desfile são, sem dúvida, os dois eventos mais tradicionais e aguardados pela população. Parabéns aos atletas, que se dedicaram para chegar no melhor resultado”.