Uma pesquisa da Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância) com mulheres que menstruam aponta que cerca de 62% delas já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar devido à menstruação e 73% se sentiram constrangidas no período.
O problema ocorre devido a falta de acesso à absorventes íntimos e itens de higiene, tornando o período menstrual um problema para muitas, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade.
Diante dessa realidade, o Shopping Campo Grande, ciente de seu papel social, promove até o dia 14 de abril, campanha voltada à Dignidade Menstrual, com arrecadação de absorventes e itens de higiene pessoal, como sabonetes, escovas e cremes dental, desodorantes, shampoos e afins. A arrecadação será destinada à Casa da Mulher Brasileira, órgão que atende mulheres vítimas de violência e vulnerabilidade social. “Mais que um espaço de compras e lazer, somos um local de grande circulação e podemos colaborar informando e promovendo ações que necessitam de engajamento social. Por isso, novamente promovemos esta campanha. No ano passado, arrecadamos mais de 500 absorventes e a meta deste ano, com apoio da comunidade é arrecadar ainda mais e por isso ampliamos o período da ação”, pondera a gerente de Marketing, Gabriella Alves.
A iniciativa de arrecadação integra o projeto ‘EmpoderaEla’, que para celebrar o Dia Internacional da Mulher, realizou em março uma semana de ações, como debates, palestras e atendimentos na área da saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados e bem-estar.
Casa da Mulher Brasileira – A parceria com o órgão ocorre em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo local, pioneiro no Brasil. A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi a primeira a ser inaugurada no País, em 2015, com foco no fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio de atendimento integral, humanizado e especializado às mulheres.
Em 2023, o local atendeu mais de 15 mil mulheres, com respectivos retornos. Neste ano até o momento, em torno de 1.500 mulheres foram atendidas. “Mais uma vez o Shopping Campo Grande é nosso parceiro em uma importante ação de promoção à dignidade das mulheres que buscam atendimento na Casa. Parcerias como essa são importantes e agradecemos a iniciativa”, destaca a subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Carla Stephanini.
O espaço para doação dos itens está localizado em frente ao SAC (próximo à Renner) até o dia 14 de abril de 2024.