A prestação de contas da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), realizada nos dias 29 e 30 de abril, foi aprovada por maioria. Neste ano, o evento foi realizado online para facilitar o acesso aos demonstrativos financeiros do plano de saúde e oferecer maior acessibilidade, por meio de uma ferramenta digital de prestação de contas, o Portal Assembleia.
Participaram da 24ª Assembleia Geral Ordinária, nos dois dias, o total de 2357 servidores titulares de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Dos 1189 beneficiários titulares que votaram, 712 aprovaram a prestação de contas, 412 não aprovaram e 65 se abstiveram.
Historicamente, as assembleias da Cassems foram realizadas presencialmente, o que exigiu estrutura física, logística de deslocamento e custos operacionais consideráveis.
Com o avanço das tecnologias digitais, surgiu a possibilidade de realizar assembleias em ambiente virtual. Esse modelo se mostrou mais acessível, econômico e participativo, especialmente desde a pandemia da Covid-19, que impulsionou a transformação digital em instituições públicas e privadas. Em 2021, a Cassems realizou sua primeira AGO virtual, consolidando uma nova forma de participação institucional.
O Portal Assembleia, disponível no aplicativo Cassems, fortalece ainda mais o compromisso da Caixa dos Servidores com a transparência, a acessibilidade e, também, reforça a gestão compartilhada que guiou o plano de saúde em seus 24 anos de existência.
A ferramenta permitiu que os usuários da Caixa dos Servidores tivessem acesso, de modo rápido e simples, a todos os relatórios financeiros e pareceres fiscais da prestação anual de contas do plano de saúde, navegar por vídeos instrutivos sobre a prestação de contas, além de propor uma participação ativa de seus beneficiários na AGO, por meio de um Fórum, realizado na terça-feira (29).