O Shopping Campo Grande realizou nesta terça-feira, dia 20, uma manhã com programação natalina voltada para o público autista. Ao todo, quatro instituições participaram da manhã de brincadeiras, AMA — Associação de Amigos do Autista, Associação Juliano Varela, PRO D TEA, e o Projeto Guardião Azul.
O evento teve início às 08h30 na Praça Central do Shopping com ambiente preparado para receber as famílias. Durante a ação, o espaço não tinha música e a iluminação foi reduzida para o conforto das crianças, somado a isso, as brincadeiras foram fora do horário de abertura convencional do Shopping.
Márcia Calomoto de Araújo, do projeto Guardião Azul que atende crianças com espectro autista foi uma das parceiras do Shopping Campo Grande na realização do evento, para ela é muito importante ter um ambiente inclusivo. “Qualquer iniciativa para as crianças portadoras de deficiência é muito importante. Porque a maioria dos autistas são muito sensoriais. Eles não entendem que precisam esperar e enfrentar filas, por exemplo”, explica.
Durante o encontro, todos os brinquedos foram disponibilizados e o espaço contou com uma equipe para auxiliar no uso dos equipamentos e brincadeiras, distribuição de balões e pipoca para as crianças. Além disso, o Papai Noel também estava presente para tirar fotos e trazer alegria para a criançada.
Conforme a gerente de marketing do Shopping Campo Grande, Ana Paula Faustino, o objetivo do evento é incluir as crianças. “Esse evento tem como objetivo inserir as crianças autistas junto à sociedade, mostrando que elas também têm direito à diversão de forma segura e saudável”, afirma.
INCLUSÃO
Recentemente o Shopping Campo Grande inaugurou junto à AMA vagas exclusivas para autistas no seu estacionamento, mesmo eles já tendo seus direitos garantidos por lei. Foi criado um espaço com a ajuda do artista Dan, que usou a simbologia que representa o autismo, para chamar a atenção da sociedade para a importância de acolhê-los.