Muita diversão para a criançada, orientações sobre como se cadastrar nos programas habitacionais sociais e capacitações para começar a empreender ou ganhar um dinheiro extra foram algumas das atividades que os moradores da Região do Imbirussu aproveitaram neste sábado (28) em continuidade ao Programa Todos em Ação.
As ações foram realizadas durante toda a manhã na Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, localizada no Jardim Carioca, e quem acordou mais cedo aproveitou cada detalhe.
É o caso da dona de casa Márcia Meyreles da Costa de Oliveira. Ela que já havia feito o curso de empada durante a semana, hoje foi fazer o de esfirra, e já sonha em empreender.
“Na minha casa somos eu, meu marido e minha filha Simone, de 8 anos. Somente meu esposo trabalha, eu também quero colocar dinheiro em casa para termos uma vida melhor”, diz.
A pequena Simone Vítória aproveitou as atividades recreativas do Projeto Brincalhão, iniciativa da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) que leva atividades recreativas e esportivas organizadas e orientadas por professores de educação física como pula-pula, tobogã, castelinho, chute a gol, gincanas e jogos.
“Eu gostei mesmo foi do futebol e do pula-pula”, conta a garotinha.
Quem também deseja empreender com os ensinamentos é Valdir Teixeira. O pernambucano que atua como atendente de açougue era um dos dois homens no curso de artesanato em tecido, promovido pelo Fundo Apoio à Comunidade (FAC).
Eu vim por curiosidade. Já havia trabalhado com artesanato na minha terra, então vim conhecer e aprendi muito. Pretendo trabalhar com isso também”, afirma.
Colega de curso dele, dona Denise Maria Brum é cozinheira e entrou na capacitação por incentivo da professora.
“Eu vim fazer o curso de empada e a professora me estimulou a fazer este também. Aprendi a fazer morango, coração, flor de jeans, galinha… Vários artesanatos. Gostei demais”, conta.
A região também foi beneficiada com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que está realizando patrolamento, tapa buraco e troca de iluminação pública e limpeza de boca de lobo. Frentes de serviços já foram realizadas na Vila Popular, Vila Romana, Santa Monica, Jardim Inápolis, Indubrasil e Polo Empresarial.
O mutirão na Região do Imbirussu começou no dia 21 de maio e já atendeu cerca de 5 mil pessoas.
Para o vice-presidente do Conselho da Região Urbana do Imbirussu a ação vem mais que na hora.
“Acompanho os conselhos regionais há mais de 20 anos e ações como esta traz o gabinete para perto das pessoas. Aqui a população tema oportunidade de falar olhando no olho e resolver suas demandas. Só temos a agradecer”, diz.
No lançamento do Todos em Ação na região Urbana do Imbirussu, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, confirmou o investimento de R$ 100,2 milhões, com recursos já empenhados e viabilizados por emendas da bancada federal.
Com uma população de aproximadamente 100 mil habitantes, a região está recebendo mais de 70 serviços e ações sociais durante o mutirão.
Atendimentos no Jardim Carioca
Entre os atendimentos de saúde foram feitos preventivos; inserções de DIU; ultrassom vaginal, de vias urinárias; consultas de ortopedia, de ginecologia e de clínico geral. Foram oferecidos ainda exames de glicemia capilar e aferição de pressão.
Na área da odontologia houve avaliação preventiva de câncer bucal e ação educativa de aplicação do flúor. O FAC entregou mais de 150 kits de legumes, frutas e verduras, além de 250 pacotes de adubo.
Orientação sobre meio ambiente e saúde animal foram realizadas pela Planurb e Subea que abordaram mais de 500 pessoas. A Subea ainda realizou 90 atendimentos de vacinação antirrábica e vermifugação.
Nesta semana, também foram oferecidos cursos de Panificação, Empadas, Artesanato Sustentável, Palha Italiana, Empreendedorismo e Geléias caseiras.
PMCG.