Mesmo com Drive-thrus e unidades de saúde oferecendo de forma gratuita o teste de Covid-19, em Campo Grande, é possível encontrar longas filas devido ao aumento de casos da doença, após as festas de fim de ano. Desta vez, a situação foi relatada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aero Rancho, considerado o bairro mais populoso da Capital.
Ontem (19), a espera, segundo leitora que não quis revelar o nome chegava à cerca de 3 horas para a realização do teste. Em vídeo que ela filmou e mandou para o site Capivara News, é possível ver pessoas “escoradas” nas paredes aguardando a vez.
“Cheguei às 11hrs, agora são 13h30 e nada. Deram as senhas da manhã pra gente, são 35 e pediram para aguardar porque o atendimento vai até as 17hrs. Um descaso total com a população que precisa se prevenir”, destacou.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) casos como este acontece porque é alta a demanda no bairro, mas que a população deve procurar outras unidades. As unidades de saúde do município estão disponibilizando diariamente em média 2.500 testes.
O centro de testagem, que funciona no segundo piso da unidade dois da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na rua Barão do Rio Branco, em frente a praça do Rádio Clube, oferece mais 600.
Nas unidades de saúde é o feito o teste de antígeno, que fica pronto em até 20 minutos, assim como o RT-PCR. A Sesau explica ainda que não existe um limitante para a testagem, porém é necessário aguardar na fila de espera e o tempo de atendimento irá ocorrer conforme a demanda do local.
Veja o vídeo: