A Semana Santa celebra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. A semana começou no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição, no Domingo de Páscoa.
Nesta quinta-feira, 14, se inicia a fase mais importante da Semana Santa e de todo o Ano Litúrgico. Neste dia é celebrada a Missa da Ceia do Senhor, na qual se recorda três aspectos do mistério pascal do Redentor: a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial, recebido pelos presbíteros e bispos a partir da imposição das mãos, assim como a instituição do mandamento do amor, através da imitação solene do lava-pés, neste ano, educadores e educadoras que exercitam seu Batismo no Santuário Estadual, e têm como profissão e vocação a Educação, participarão do rito do Lava-Pés; a iniciativa é proposta diante do tema da Campanha da Fraternidade 2022. No Santuário Estadual a Missa será às 19h.
Na Quinta-feira Santa faz-se memória solene da última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto. Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Foi nesta mesma ceia que Ele fez ainda um gesto muito significativo: lavou os pés dos discípulos e diz que todos eles devem lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir. Ao fim da Missa, o Santíssimo Sacramento consagrado na própria celebração é transladado para fora da igreja, a fim de ser colocado numa capela de reposição preparada para os fiéis adorarem nosso Senhor presente na Eucaristia. A adoração se estenderá até às 15h da Sexta-feira Santa.
Na Sexta-feira Santa, Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa. Porém a Igreja propõe, às 15h, uma riquíssima celebração onde meditamos o mistério da Paixão e Morte do Redentor através da Liturgia da Palavra, da Adoração da Cruz e da Comunhão eucarística. Além da Celebração da Paixão, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizará a Via Sacra Processional com o tradicional Canto do Perdão pelas ruas do território paroquial às 19h.
No Sábado Santo, 16, o Santuário celebra a Vigília Pascal às 19h, está é a principal celebração do Ano Litúrgico, na qual a partir da Celebração da Luz, das liturgias da Palavra, do Batismo e da Eucaristia, fazemos memória solene da Ressurreição do Redentor. Este é o dia próprio da recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã pelos adultos catecúmenos e catequizandos: 23 catecúmenos receberão o Batismo, 81 catequizandos receberão a Crisma, e 68 catequizandos comungarão pela primeira vez da Santíssima Eucaristia. Também neste dia, toda a comunidade de fiéis renova as promessas feitas o dia do próprio Batismo, pois neste dia fomos sepultados com Cristo, para ressurgir numa vida nova.
A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida, que este ano será enriquecido no Santuário Estadual com a Bênção Apostólica enviada pelo Papa Francisco aos devotos da Padroeira de Mato Grosso do Sul.
14.04 Quinta-feira Santa
Santa Missa da Ceia do Senhor às 19h
Adoração ao Santíssimo Sacramento das 21h às 23h
15.04 Sexta-feira Santa
Adoração ao Santíssimo Sacramento das 07h às 15h
Celebração da Paixão do Senhor às 15h
Veneração do Cristo morto às 16h30
Via Sacra Processional e Canto do Perdão às 19h
16.04 Sábado Santo
Santa Missa da Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor às 19h
17.04 Domingo de Páscoa
Santa Missa às 7h, 10h, 16h, 18h e 20h
Bênção Apostólica com Indulgência Plenária por Ocasião do Ano Jubilar do Perpétuo Socorro às 10h
Cantata de Páscoa às 19h
Assessoria Perpétuo Socorro.