• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Quinta-feira, Outubro 1, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Novidades

Tentativa de golpe e políticas sociais. Os 100 dias de Lula no poder

A tentativa de golpe de Estado no começo do mandato de Lula da Silva, a emergência sanitária do povo yanomami, o regresso das políticas sociais e do Brasil no palco internacional marcaram os primeiros cem dias de Governo.

Alan Diógenes by Alan Diógenes
8 de Abril de 2023
in Novidades, Política, Últimas Notícias
0
Tentativa de golpe e políticas sociais. Os 100 dias de Lula no poder

© Getty

Share on FacebookShare on Twitter

Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no dia 1 de janeiro de 2023, juntamente com 37 ministros, um número recorde, e nesse mesmo dia assinou 11 decretos e três medidas provisórias: iniciou a política de controle de armas, restabeleceu medidas de combate ao desmatamento na Amazônia, restabeleceu o Fundo Amazônia, revogou normas que incentivavam a mineração na Amazônia e assinou ainda a medida provisória que recria o Bolsa Família, um plano de apoio mensal aos mais desfavorecidos.

No dia 8 de janeiro, enquanto Lula da Silva estava fora de Brasília a numa visita a cidade de Araraquara, no estado de São Paulo, que tinha sido atingida por chuvas severas, um grupo de radicais, influenciados por meses de desinformação sobre urnas eletrônicas e comunismo, invadiram e atacaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

Post+

Afroturismo, turismo acessível e observação de aves ganham força com atuação do Professor Marcelo Miranda

Espetáculo inspirado em Manoel de Barros celebra a infância no Sesc Teatro Prosa

Um dia após os ataques, a Polícia Federal prendeu 2.151 pessoas que participaram nos ataques e que estavam acampadas em frente ao quartel-general em Brasília. Cerca de 300 pessoas permanecem detidas no sistema prisional do Distrito Federal.

Este ataque trouxe consequência para as forças armadas, que tinha nas suas fileiras muitos apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Lula da Silva exonerou o comandante do Exército, o general Júlio César de Arruda, por não ter mostrado vontade em agir com celeridade para responder às dúvidas sobre a atuação dos militares nas invasões de 08 de janeiro e nomeou para o cargo o general Tomás Ribeiro Paiva.

Nesse mesmo dia, o Governo brasileiro declarou estado de emergência sanitária na reserva indígena Yanomami, a maior do Brasil, face à falta de assistência médica à população, que sofre de desnutrição infantil e malária, na sequência de uma visita de Lula da Silva à região.

Logo de seguida, depois de ficar conhecida a situação dramática, além da assistência médica a este povo, as autoridades começaram a realizar operações para interromper a logística da atividade criminosa na região, desativar as infraestruturas utilizadas pelos mineradores ilegais e obter provas para serem levadas a tribunal.

Ainda na vertente da proteção dos direitos dos povos originários do Brasil, Lula da Silva anunciou que prevê entregar treze novos territórios a estas comunidades, o equivalente a mais 843.000 hectares de espaços protegido, após quatro anos em que Jair Bolsonaro se recusou a ceder terra para a demarcação de novas terras indígenas.

Em relação à Amazônia, o pulmão do mundo, Lula da Silva conseguiu reativar o fundo e captou investimentos da Alemanha, e Noruega a expectativa é que os Estados Unidos e a própria União Europeia possam colaborar.

Um dos principais focos do Governo brasileiro foi a implantação de programas sociais, alguns dos quais iniciados nos primeiros mandatos de Lula (2003-2010) e abolidos por Jair Bolsonaro.

O Presidente do Brasil relançou o programa público Mais Médicos, abandonado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e que garantiu atendimento médico a 96 milhões de pessoas nas regiões mais pobres e isoladas. O novo programa prevê aumentar, dos atuais 13 mil médicos para cerca de 28 mil médicos atendendo a população gratuitamente até ao final de 2023 nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) localizados em favelas, periferias de grandes cidades, municípios isolados da Amazônia, pequenos municípios do interior e aldeias indígenas.

O líder brasileiro retomou também o programa “Minha Casa, Minha Vida” criado em 2009, durante o segundo mandato de Lula da Silva, mas em 2019, após a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro, deixou de servir as famílias mais pobres, como tinha sido originalmente, e começou a beneficiar a classe média baixa.

A intenção, com o reinício deste programa, é construir cerca de dois milhões de casas durante os quatro anos, com um investimento que ainda não foi especificado, sendo que a ideia é o plano ser centrado nas famílias com rendimentos inferiores a dois salários mínimos.

Ainda nesta vertente, o Governo brasileiro relançou um programa de subsídios que nos dois primeiros mandatos de Lula da Silva reduziu as taxas de pobreza e visa agora resgatar 33 milhões de pessoas da fome. O novo Bolsa Família será dotado com equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), e estima-se que sirva cerca de 60 milhões de pessoas.

Já na economia, Lula da Silva escolheu para ministro das Finanças Fernando Haddad (do PT) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), dois ex-candidatos presidenciais. Para já Haddad tem procurado balançar entre o controle orçamental para agradar o mercado, estabilizar o déficit, e conseguir fundos para os programas sociais implantados por Lula da Silva.

Fernando Haddad anunciou um pacote para diminuir o déficit de 2,3% do PIB no orçamento de 2023, para menos de 1%. Entre as seis medidas incluem-se a volta dos impostos sobre os combustíveis.

O Presidente brasileiro tem estado em atrito constante com o Banco Central que continua com taxa de juros de 13,75% e que tem provocado uma desaceleração da economia brasileira para tentar conter a subida de preços.

Já nas relações internacionais, Lula da Silva tem procurado recolocar o país no Mapa.

A primeira viagem internacional de Lula da Silva foi à Argentina, fazer “as pazes” com o seu vizinho depois de quatro anos de relações institucionais frágeis e até hostis por parte do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Depois, Lula da Silva deslocou-se ao Uruguai, recebeu em Brasília o chanceler alemão, Olaf Scholz e foi recebido pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca, sem contar com os vários ministros dos Negócios Estrangeiros que vieram a Brasília, tal como o de Portugal e França.

Uma doença adiou a sua viagem à China, o maior parceiro comercial do país, algo que acontecerá na próxima semana para se encontrar com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Fonte: Notícias ao Minuto Brasil.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...

Matérias Relacionadas:

  1. Governo assina contrato para obra de R$ 21 milhões na MS-488, que vai contribuir com o turismo de Itaquirai
  2. Diretor-regional do Senai debate parcerias para Bonito com deputado Renato Câmara
  3. ARTIGO: Um Brasil democrático e não de esquerda, por Ives Granda
  4. Capivara News TV: Soraya Thronicke diz que vai “colocar água no chope” de políticos que não lutarem contra o feminicídio
Tags: Tentativa de golpe e políticas sociais. Os 100 dias de Lula no poder
Post

Regulação de serviços de MS traz melhorias na distribuição rural de energia na região leste

Próximo

Condutor tenta ultrapassagem, colide Onix em caminhão e morre na Capital

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Afroturismo, turismo acessível e observação de aves ganham força com atuação do Professor Marcelo Miranda
Eleições 2026

Afroturismo, turismo acessível e observação de aves ganham força com atuação do Professor Marcelo Miranda

by Redação Capivara News
2026/10/01
0

Durante sua gestão na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte...

Ler mais...
Espetáculo inspirado em Manoel de Barros celebra a infância no Sesc Teatro Prosa

Espetáculo inspirado em Manoel de Barros celebra a infância no Sesc Teatro Prosa

2026/10/01
Professor Marcelo Miranda quer levar para a Assembleia a experiência de quem conhece de perto os 79 municípios

Professor Marcelo Miranda quer levar para a Assembleia a experiência de quem conhece de perto os 79 municípios

2026/10/01
Coronel David e Marcos Pollon defendem saída do PT do poder em grande ato no Aero Rancho

Coronel David e Marcos Pollon defendem saída do PT do poder em grande ato no Aero Rancho

2026/10/01
Pesquisa do Instituto Gerp mostra Flávio Bolsonaro vencedor no segundo turno das eleições

Pesquisa do Instituto Gerp mostra Flávio Bolsonaro vencedor no segundo turno das eleições

2026/10/01
Mendonça ajusta voto, e TSE decide excluir posts que ligam Flávio a ação contra padroeira

Mendonça ajusta voto, e TSE decide excluir posts que ligam Flávio a ação contra padroeira

2026/10/01
Morre o motociclista que acidentou com caminhonete na BR-163 na Capital na última segunda

Morre o motociclista que acidentou com caminhonete na BR-163 na Capital na última segunda

2026/10/01
Colisão entre caminhonete e caminhão mata duas pessoas e fere criança na BR-158 em Paranaíba

Colisão entre caminhonete e caminhão mata duas pessoas e fere criança na BR-158 em Paranaíba

2026/10/01
Rapaz é assassinado a tiros na Rua Paulo Alberto em Dourados

Rapaz é assassinado a tiros na Rua Paulo Alberto em Dourados

2026/10/01
Para Jaime Verruck, Paraíso das Águas faz 23 anos com diversificação produtiva

Para Jaime Verruck, Paraíso das Águas faz 23 anos com diversificação produtiva

2026/10/01
Ler mais...
Próximo
Condutor tenta ultrapassagem, colide Onix em caminhão e morre na Capital

Condutor tenta ultrapassagem, colide Onix em caminhão e morre na Capital

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Capivara News TV: Homem morre em São Gabriel do Oeste ao ser esmagado por caminhão boiadeiro

Capivara News TV: Homem morre em São Gabriel do Oeste ao ser esmagado por caminhão boiadeiro

10 de Abril de 2025
Jovem é morto a tiros por dupla em Saveiro preta, no Jardim Los Angeles

Jovem é morto a tiros por dupla em Saveiro preta, no Jardim Los Angeles

26 de Dezembro de 2023
Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

7 de Maio de 2025

EDITOR'S PICK

Mais de 2 mil crianças não receberam o nome do pai no último ano em MS

Mais de 2 mil crianças não receberam o nome do pai no último ano em MS

11 de Agosto de 2023
Suspeito de matar adolescente em boate de Sidrolândia, é preso escondido em Maracaju

Suspeito de matar adolescente em boate de Sidrolândia, é preso escondido em Maracaju

12 de Maio de 2022
Seminário discute situação da educação infantil na Capital; 8,7 mil crianças aguardam vagas em EMEIs

Seminário discute situação da educação infantil na Capital; 8,7 mil crianças aguardam vagas em EMEIs

29 de Agosto de 2023
Com emoção, Serc/UCDB vence e garante vaga na segunda fase da Liga Feminina de Futsal

Com emoção, Serc/UCDB vence e garante vaga na segunda fase da Liga Feminina de Futsal

18 de Setembro de 2023
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: