O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial uma Instrução Normativa sobre o Plano do Programa “Qualidade de Vida – sua saúde é da nossa conta”, que incentiva servidores e membros da Corte de Contas à pratica esportiva, cultural de lazer e de ações sociais.
O Programa tem como objetivo dar continuidade às ações de bem-estar, promoção e prevenção da saúde que serão implementadas no biênio 2024/2025. O propósito é incentivar todos os colaboradores (membros, incluindo servidores ativos e inativos, efetivos, comissionados e terceirizados), a cultivarem uma maior qualidade de vida, o que contribui de maneira significativa no desempenho profissional.
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) é a responsável pela coordenação, supervisão e execução das atividades voltadas a elevar a autoestima e manter os colaboradores motivados, principalmente, com campanhas sociais que promovam uma interação saudável. Elaine Góis, diretora da SGP, destaca o subprojeto “TCE na medida”. “Esse projeto de qualidade de vida para os servidores reflete diretamente em sua saúde, em seu bem-estar físico, pessoal, profissional, reflete em sua produtividade, em seu convívio com amigos e familiares”.
Também estão dentro do Programa Qualidade de Vida outras ações e projetos, desenvolvidas por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, como o Programa de preparação para a aposentadoria; Tecendo com arte: oficinas culturais; coral; Hábitos posturais: vida saudável no ambiente de trabalho; Vencendo o tabagismo; aperfeiçoamento profissional em oratória e comunicação; desenvolvimento de competências para lideranças; olimpíadas dos Tribunais de Contas e orientação profissional para jovem aprendiz.
A psicóloga Carla Lehn ressalta que com a orientação para o jovem aprendiz, o TCE-MS busca “que eles pratiquem o autoconhecimento para que descubram as competências e habilidades e possam evoluir como pessoa e na profissão que, futuramente, escolherem”.
Eduardo Dionizio, diretor da Secretaria de Controle Externo da Corte de Contas, afirma que o espírito competitivo, a disciplina do esporte reflete no trabalho. “No dia-a-dia do trabalho também é exigido disciplina, assiduidade, metas e resultados. Quando a pessoa participa de um evento como a olimpíada, ela volta mais inspirada e motivada para produzir e alcançar o melhor resultado possível no trabalho”.
Também foram contempladas no “Programa Qualidade de Vida – sua saúde é da nossa conta” campanhas de exames periódicos para os colaborados e outras como Janeiro Branco (saúde mental), Fevereiro Laranja ( leucemia), Abril azul ( autismo), Maio Amarelo (acidentes de trânsito), Junho Vermelho (doação de sangue), Agosto Lilás ( violência contra a mulher), Agosto Dourado ( aleitamento materno), Setembro Amarelo (combate ao suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama e colo de útero), Novembro Azul (câncer de próstata).
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, Tatiana Bazan, enfatiza que a iniciativa do TCE-MS em promover ações que atentem para a saúde tem sido fundamental para o bem-estar físico e mental dos servidores. “É preciso falar sobre isso e alerta, por exemplo, as mulheres sobre a importância do autoexame. A informação pode salvar vidas. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Daí a importância do apoio da presidência do TCE-MS e de todos os conselheiros às ações como estas”.
O Programa ainda prevê ações de conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis, campanha de vacinação contra a gripe e campanhas solidárias – do agasalho, dia das crianças e natal solidário. Tudo será desenvolvido por uma equipe multiprofissional da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, com participação da enfermagem, psicologia e fisioterapia.