• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Terça-feira, Fevereiro 24, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Novidades

Senador diz buscar soluções para o agronegócio de Mato Grosso do Sul

Em reunião promovida pelo parlamentar sul-mato-grossense, ministro da Agricultura anunciou medidas para socorrer o setor a partir deste mês.

Redação Capivara News by Redação Capivara News
7 de Março de 2024
in Novidades, Política, Últimas Notícias
0
Senador Nelsinho Trad volta a cobrar explicações sobre aumento nos preços de passagens aéreas

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Sob a iniciativa do senador Nelsinho Trad, acompanhado pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, ambos do PSD/MS, uma reunião estratégica foi conduzida hoje, com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e líderes do setor produtivo de Mato Grosso do Sul e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD/MT), para enfrentar a crise no agronegócio. O encontro resultou em novas medidas para redução de impactos econômicos no setor.

A associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MS) alerta para a queda na produtividade da safra de soja, que será 13,5% menor que a safra 2022/2023, com uma produção de 13,8 milhões de toneladas (7,92% menor em relação à safra 2022/2023). “Mesmo com os custos operacionais um pouco menores, a redução mais acentuada nos preços de venda compromete a margem de lucro e afeta a capacidade de pagamento dos produtores rurais. Essa discrepância entre a receita e os custos de produção cria dificuldades financeiras para os agricultores, gerando impactos não apenas em suas operações, mas também na economia regional como um todo”, explica o senador Nelsinho Trad.

Post+

Coro com 330 vozes, 70 músicos e maestro vencedor do Grammy vem ao Brasil encantar com hinos divinos

Bosque Expo recebe grande evento de empreendedorismo feminino com nomes nacionais e programação gratuita

Dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul também apontam que o setor pecuário enfrenta desafios. “A principal referência de preço da pecuária no MS, a Cotação de Arroba Famasul, apresenta desvalorização de 30% entre os anos de 2022 e 2024”, aponta documento da federação.

Durante a reunião, o ministro Fávaro anunciou uma linha emergencial para capital de giro e a prorrogação das parcelas de investimentos em setores-chave como soja, milho, pecuária e leite. As iniciativas visam a aliviar os impactos das adversidades climáticas e da queda nos preços das commodities sobre os agricultores, garantindo sua sustentabilidade financeira.

Linha emergencial                                                                                    

O ministro Fávaro defende que a linha emergencial vai proporcionar um alívio imediato aos produtores de soja, milho e pecuária de corte e bovina, que foram duramente afetados. “Uma linha de crédito extremamente ampla em reais e dólar. Este capital de giro pode ser tanto para o produtor como também fornecedor, parceiro de insumo, a revenda. O produtor pode falar que não tem mais garantia pra dar, mas a revenda tem, então, ela prefere tomar o dinheiro e financiar o cliente dela. Essa linha vai ser totalmente flexível e será ainda mais ampla, para aquele produtor que vinha capitalizado e, nestes anos, descapitalizou. Ela terá dois anos para carência, o produtor pega dinheiro no banco, compra seu insumo à vista”.

Fávaro anunciou ainda a prorrogação das parcelas de investimentos para os setores mencionados, afirmando que “teremos os investimentos prorrogados em 2024 com o pagamento de juros, e a proposta é diluir as prestações de 2024 nas próximas, durante os próximos anos. Isso permitirá que os produtores enfrentem a crise de forma mais sustentável, sem comprometer ainda mais suas finanças.”

As medidas, devem ser oficializadas em 15 dias. “Temos recebido relatos de produtores que estão à beira da recuperação judicial, precisamos que haja garantias de que as medidas anunciadas serão implementadas”, respondeu o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

Para o governador Eduardo Riedel, “a situação é grave, não será a primeira nem a última, mas estamos ai. É claro que em um momento como esse e no mundo em que estamos vivendo, a dimensão do impacto é outra. As medidas anunciadas são viáveis pelo sistema. Ótimo é inimigo do bom. Muitas vezes o que o produtor deseja não vai ser viável. Queremos nos colocar à disposição para que a gente possa apoiar as iniciativas do ministério”.

O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto reforçou a resiliência do agricultor sul-mato-grossense diante das adversidades, destacando a importância do diálogo e da cooperação entre os diversos atores envolvidos. “Vamos replicar aos produtores que nos procuraram. Não é a primeira crise, não será a última; o agricultor é resiliente e parabéns pela visão sobre o setor”, afirmou ao ministro.

“A crise atual exige ações concretas e eficazes para garantir a sobrevivência dos nossos agricultores e pecuaristas. Estamos lidando com uma combinação catastrófica de fatores, que requer uma resposta urgente e coordenada. É hora de deixarmos nossas diferenças de lado e nos unirmos em prol do agronegócio. Estou comprometido em continuar promovendo o diálogo e buscando soluções que beneficiem nossos produtores e impulsionem nossa economia,” destacou o senador Nelsinho Trad.

Senador Nelsinho Trad agradece pela homenagem à mãe 

Emei do Aero Rancho, em Campo Grande, ganha o nome de Professora Therezinha Mandetta Trad

O senador Nelsinho Trad agradece à Câmara Municipal de Campo Grande, à Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Campo Grande por eternizar o nome da mãe dele na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), do Bairro Aero Rancho. A professora Therezinha Mandetta Trad faleceu aos 86 anos, em 22 de fevereiro de 2023.

O reconhecimento foi instituído por lei proposta pelo vereador Otávio Trad e  sancionada pela prefeita Adriana Lopes. Professora Therezinha, como era conhecida, alfabetizou milhares de crianças no Colégio Dom Bosco e trabalhou como supervisora no Colégio Joaquim Murtinho. “Muito obrigado à prefeita Adriane, ao secretário de Educação Lucas, ao vereador Otávio e a toda Câmara Municipal pela homenagem”, escreveu o senador Nelsinho Trad em suas redes sociais.

Representado pelo filho, Nelsinho Neto, o senador Nelsinho Trad recebeu a declaração da diretora da Emei, Elisângela Mello, de que dona Therezinha sempre foi amiga da escola e de seus professores. “Ela curtia tudo o que fazíamos e nos incentivava”, discursou a diretora.

Em retribuição ao carinho dos educadores, a filha da homenageada, advogada Fátima Trad Martins, entregou telas pintadas por Therezinha Trad para a instituição. “Minha mãe ficará muito feliz em ver sua obra de arte alegrando as crianças”, disse.

Mais familiares estiveram presentes. Entre eles: o irmão Hélio Mandetta, o ex-prefeito da Capital Marquinhos Trad e o ex-deputado federal Fábio Trad. “É gratificante saber que, todo dia, uma criança vai chegar neste ambiente e receberá o aprendizado na EMEI Professora Therezinha Mandetta Trad”, comentou o senador Nelsinho Trad, citando a frase de Rubem Alves, de que, assim, o professor não morre.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…

E, assim, continuará presente entre nós.

Para sempre…”

 

Tags: Senador diz buscas soluções para o agronegócio de Mato Grosso do Sul
Post

Programa da LBV ajuda a encerrar ciclos de violência contra a mulher

Próximo

Mulheres ganham ingresso extra para “O Poder da Ação Experience” do best-seller Paulo Vieira

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Coro com 330 vozes, 70 músicos e maestro vencedor do Grammy vem ao Brasil encantar com hinos divinos
Entretenimento

Coro com 330 vozes, 70 músicos e maestro vencedor do Grammy vem ao Brasil encantar com hinos divinos

by Alan Diógenes
2026/02/24
0

O Coro do Tabernáculo da Praça do Templo, um dos...

Ler mais...
Bosque Expo recebe grande evento de empreendedorismo feminino com nomes nacionais e programação gratuita

Bosque Expo recebe grande evento de empreendedorismo feminino com nomes nacionais e programação gratuita

2026/02/24
Termômetro do Varejo de Fevereiro aponta crescimento na venda e 19,8 mil novos empregos

Termômetro do Varejo de Fevereiro aponta crescimento na venda e 19,8 mil novos empregos

2026/02/24
Com foco no mercado de trabalho: projeto ´Jovem em Ação´, da FMB, está com inscrições abertas

Com foco no mercado de trabalho: projeto ´Jovem em Ação´, da FMB, está com inscrições abertas

2026/02/24
Quer trabalhar na indústria? Confira os cursos do Senai mais procurados em MS

Quer trabalhar na indústria? Confira os cursos do Senai mais procurados em MS

2026/02/24
Águas Guariroba avança na implantação da rede de esgoto em Campo Grande

Águas Guariroba avança na implantação da rede de esgoto em Campo Grande

2026/02/24
Capivara News TV: Polícia prende ladrãozinho que aparece em vídeo furtando loja no Guanandi

Capivara News TV: Polícia prende ladrãozinho que aparece em vídeo furtando loja no Guanandi

2026/02/24
Sesau leva vacinação antirrábica para 4 bairros nesta terça em Campo Grande

Sesau leva vacinação antirrábica para 4 bairros nesta terça em Campo Grande

2026/02/24
Concurso da Sejusp forma 95 servidores para trabalhar com adolescentes infratores em MS

Concurso da Sejusp forma 95 servidores para trabalhar com adolescentes infratores em MS

2026/02/24
Conheça Flora, fêmea de cateto que não pode voltar à natureza e encontrou no Bioparque Pantanal um novo lar

Conheça Flora, fêmea de cateto que não pode voltar à natureza e encontrou no Bioparque Pantanal um novo lar

2026/02/24
Ler mais...
Próximo
Mulheres ganham ingresso extra para “O Poder da Ação Experience” do best-seller Paulo Vieira

Mulheres ganham ingresso extra para "O Poder da Ação Experience" do best-seller Paulo Vieira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Maratona de trabalhos não resolve e aluna precisa encarar vaquinha para se formar

Maratona de trabalhos não resolve e aluna precisa encarar vaquinha para se formar

6 de Abril de 2021
Bonito 21K será realizada neste ano com foco na promoção do Estado

Bonito 21K será realizada neste ano com foco na promoção do Estado

9 de Novembro de 2023
Competição elege os melhores assadores de fogo ancestral do Mato Grosso do Sul

Competição elege os melhores assadores de fogo ancestral do Mato Grosso do Sul

19 de Setembro de 2025
Com emenda de Marcio Fernandes, agentes de Saúde terão bicicleta elétrica em cidade de MS

Com emenda de Marcio Fernandes, agentes de Saúde terão bicicleta elétrica em cidade de MS

9 de Dezembro de 2021
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.