A cidade de Aquidauana, no norte do Mato Grosso do Sul, é conhecida por suas belezas naturais, devido a variedade de flora e fauna. Com muitas atrações, o município encanta com seus cenários únicos. É desta cidade que começa a história de três garotos do bairro da Cidade Nova, em busca do sonho da canoagem. Afonso, Matheus e Kauê fazem parte do projeto Canoagem Pantaneira,e estão com o objetivo de se tornarem profissionais da área, mas a falta de recursos financeiros para bancar, principalmente, viagens nacionais e internacionais com a finalidade de competir tem tirado o sono dos meninos e das futuras pessoas que, um dia, poderiam integrar a iniciativa.
É o que conta o Coordenador de projetos da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), Valtemir Nogueira, sobre a dificuldade em encontrar apoios que viabilizem financeiramente o projeto. “Dispomos de uma escolinha de canoagem há três anos, porém, a logística para levar o grupo principalmente à competições fora do estado tem sido grande, em virtude da dificuldade de material de apoio e da falta de parceiros”, relata Valtemir.
Escassez
Entre os recursos que Valtemir ressalta e que faltam ao projeto, estão objetos relativos a canoagem e até mesmo a criação de novos polos para a prática, com aulas que fossem segmentadas por faixa etária e categorias. “Com isso, será possível ampliar o projeto e, consequentemente, aumentar a visibilidade e identificar novos talentos como estes garotos, tornando este parte de uma identidade”, ressalta o coordenador, que ainda menciona o fato das aulas não terem uma duração contínua, sendo interrompidas de tempos em tempos pela falta de recursos.
Atualmente, a iniciativa conta com o apoio do Projeto Viva Pantanal, da empresária Tatiana Scaff Teles, que está à frente da captação de novos parceiros, mencionando que iniciativas como esta acabam por apoiar as questões do esporte e educação como um todo. “Minha família sempre teve uma ligação muito forte com o social e sempre achei que o esporte e a educação são capazes de mudar a realidade de qualquer criança. Iniciativas como o Viva não só incentivam programas sociais, como ajudam na divulgação para mobilizar outros empresários a ajudar os projetos da cidade”, pondera.
Saiba como ajudar
Interessados em parcerias devem entrar em contato com Tatiana Scaff Teles, coordenadora do projeto Viva Pantanal, no número (67) 9258-0206.
.