O curso de Higiene e Manipulação de Alimentos da Prefeitura de Campo Grande, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, tem se tornado um grande aliado de empresários e microempreendedores individuais. É que a capacitação é requisito básico para quem quer trabalhar com alimentos e é ofertada totalmente de graça aos empresários e colaboradores do setor.
Somente em 2022, mais de 1 mil pessoas passaram pelos bancos das salas de aulas dos cursos da Sidagro e aprenderam as principais técnicas de como higienizar e manipular os alimentos, a tipos de conservação e armazenagem, meio de cultura, e tudo que contribua a evitar contaminações e perdas de produtos.
O empresário José Camargo Pereira, que tem uma fábrica de espetinho há oito anos, e mais oito colaboradores aproveitaram a oportunidade para reciclar conhecimentos e aprender melhores práticas de higiene e manipulação para o negócio.
“Resolvi fazer o curso para me atualizar mais, aprender mais, ficar cada vez mais atualizado. Veio eu e mais oito pessoas. Estou muito satisfeito com as informações adquiridas. Vamos trabalhar de maneira efetiva e evitaremos falhas”, disse.
A colaboradora da empresa dele, Maria Pereira Lopes, conta que está fazendo o curso, porque trabalha com alimento e sabe a importância de saber os procedimentos corretos para evitar contaminações, por exemplo.
Já a microempresária Cristiane Dias Cerqueira veio com a filha. “Sou microempreendedora. Tenho uma garaparia e mexo com pastéis também. Aprendi muito sobre como manipular os alimentos, como ter uma higiene, cuidados com o maquinário. Agora vamos ter um ambiente melhor, longe de contaminação e levaremos um serviço mais adequado para nossos clientes. Abriu muito nosso conhecimento para ser uma microempreendedora de sucesso”, afirma.
A filha dela, Ana Carolina de Assis Conceição, explica que a mãe trabalha moendo a garapa e ela fazendo os pastéis. “Por mais que nós já sabíamos sobre manipulação de alimentos, nós queríamos nos aprofundar mais para ter um certificado e poder fazer melhor. Agora estamos prontas e aptas para seguir trabalhando”, diz.
O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio fala da importância do mercado gastronômico no Brasil. “A alimentação fora de casa representou 33% dos gastos com alimentos e bebidas em 2021. Pesquisa levantada pelo IFB (Instituto Food Service Brasil)/CREST e divulgada no ano passado mostrou que os gastos com comida fora de casa representaram R$164,4 bilhões. O estudo também revelou o crescimento no PIB do setor de food service além de aumento na circulação dos restaurantes em 10%. Esse curso vem ao encontro dessa necessidade, de capacitar este mercado que está em franca expansão”, diz.
Neste início de fevereiro já foram concluídas duas turmas do curso, para saber novas datas fiquem de olho no calendário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio pelas redes sociais no Facebook da Sidagro ou @sidagroms no instagram. Quem preferir ainda pode ligar no telefone 4042-0427.