Após reunião com empresários, membros da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) e Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) decidiu que não exigirá mais restrições de limite de público e nem aferição de temperatura ou exigência de distanciamento em lugares fechados.
As flexibilizações devem ser publicadas no Diário Oficial da sexta-feira (17) e valem a partir da segunda-feira (20) com efeito valendo para shoppings, bares, restaurantes, academias, festas e até escolas particulares.
Mas, máscaras e uso de álcool para higienização ainda devem ser adotados pelos frequentadores e os donos dos estabelecimentos devem cobrar isso logo na entrada. Os lugares deverão respeitar o limite de lotação do prédio. Ou seja: se o lugar tem capacidade para 500 pessoas, poderá receber a totalidade prevista, se couber até 1 mil, pode colocar até 1 mil.
Os empresários também não precisarão mais apresentar o plano de biossegurança, só deverão mesmo orientar os clientes a tomar os cuidados necessários: uso de mascaras e álcool em gel nas mãos.
O prefeito disse que fiscalização deve continuar e que cada estabelecimento deve decidir se vai pedir ou não o passaporte de imunidade.