Durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (14), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, juntamente com o Consórcio Guaicurus anunciaram 71 novos ônibus que irão integrar a frota dos coletivos. Desse total, 21 veículos, que passarão a atender a população, já estão na Capital.
Os demais estão em fase de acabamento na fábrica da Marcopolo, em São Mateus (ES). Todos os ônibus possuem acessibilidade e serão incorporados as linhas, conforme cronograma da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
A entrega representa substituição de 15% do total de 473 veículos e é prevista em contrato para idade média de cinco anos. Em maio foram emitidos 2,7 milhões de bilhetes.
“Nós realizamos diariamente o cálculo de reforço nos horários de pico em determinados locais da cidade, que muda conforme as atividades, calendário da cidade e etc. Esses novos ônibus vão atender diversas linhas em toda cidade substituindo a frota antiga já esse mês”, destaca o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno.
A entrega faz parte de um conjunto de melhorias que estão sendo promovidas no trânsito de Campo Grande. A Prefeitura já está em processo para abertura de licitação para conclusão das reformas dos terminais Bandeirantes, Guaicurus e Júlio de Castilho com a finalização da fase de acabamento e reforma total dos terminais General Osório e Nova Bahia.
“Essa também é a primeira vez que os nove terminais vão ser totalmente reformados, a parte de acessibilidade, de incêndio, banheiro, bebedouro, hidráulica, elétrica, tudo. Estamos fazendo essa entrega aqui hoje, mas estamos trabalhando de forma coordenada para a melhora do transporte coletivo e do trânsito da nossa cidade, melhorando a mobilidade, o conforto e estimulando o usuário ao transporte coletivo, melhorando também o transito e a qualidade de vida do cidadão”, disse a prefeita Adriane.
Os novos ônibus deverão circular a partir do dia 29 deste mês. A prefeita falou ainda em garantir, em parceria cm o consórcio mais, modernidade para o transporte coletivo, e que os novos ônibus só puderam ser adquiridos por meio do Governo Federal e Estadual.
Os coletivos ainda não terão ar-condicionado, em nem serão articulados, como eram esperados pelos usuários. Mas, todos possuem acessibilidade, garante a prefeita.
Outra novidade é a entrega nos próximos dias de mais três terminais de ônibus, que devem contribuir ainda mais para melhorar o transporte coletivo da Capital.