A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Naviraí, com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) e Departamento de Operações de Fronteiras da Polícia Militar (DOF), esclareceu nesta sexta-feira, 24/03, um latrocínio (roubo seguido de morte), prendeu o suspeito da execução e identificou mais quatro pessoas envolvidas na empreitada criminosa.
O crime
Segundo apurado, no dia 16 de março de 2023, por volta das 09 horas, no KM 122 da Rodovia BR 163, funcionários da concessionária CCR localizaram o corpo de um homem adulto oculto no interior da vegetação existente na lateral da via e acionaram as forças policiais.
Diante dos fatos, equipes de investigadores e peritos criminais compareceram ao local e constataram que a vítima apresentava 20 ferimentos de arma branca, a maioria na região do pescoço. O objeto utilizado no crime, uma faca de cor preta, foi apreendida próximo ao corpo.
A vítima não portava documentos, não sendo possível sua identificação naquele momento. Por volta das 16h do mesmo dia, após a realização de diligências investigativas, obteve-se êxito na identificação da vítima como sendo C.S., 53 anos de idade, o qual teria saído da residência da família dia 12 de março de 2023 conduzindo seu veículo VW CROSSFOX, cor branca, tomando rumo desconhecido, razão pela qual o veículo foi inserido na ocorrência policial como coisa subtraída.
No dia 17 de março de 2023, por volta das 13h, policiais civis lotados na DEFRON mantiveram contato com esta 1ª DP de Naviraí informando que na data de 16/03/2023, por volta das 14h04min, uma equipe do DOF havia abordado o veículo da vítima na posse do adulto T.N.F., 19 anos, e de um adolescente de 17 anos, os quais alegaram que haviam sido contratados por uma pessoa de Naviraí para levar o automóvel até a cidade de Coronel Sapucaia, onde receberiam a importância de R$ 800,00 pelo serviço.
Naquela oportunidade, a equipe procedeu checagens nos sistemas policiais e nada foi encontrado em desfavor dos suspeitos nem do veículo, razão pela qual eles foram liberados, visto que naquele horário a vítima ainda não havia sido identificada, tendo a dupla seguido viagem e entregado o veículo aos receptadores no lado paraguaio daquela cidade fronteiriça.
Em posse destas informações, em continuidade às investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar a pessoa que contratou a dupla como sendo D.S.C., 21 anos, apurando-se que ele seria um suposto integrante de uma organização criminosa e teria executado a vítima com auxílio de um adolescente para subtrair o veículo. Diante disso, as equipes policiais saíram em diligências e conseguiram capturar o indivíduo e conduzi-lo em flagrante delito até a Delegacia de Polícia, ainda na tarde do dia 17/03/2023. Ele teve a prisão convertida em preventiva pelo Poder Judiciário, em atendimento à representação da autoridade policial.
Os suspeitos que foram abordados na posse do veículo também foram localizados e ouvidos na Delegacia de Polícia, assim como mais outros dois adolescentes de 17 anos que prestaram apoio ao executor do crime durante a empreitada criminosa, os quais vão responder pelas infrações por eles praticadas.
A Polícia Civil de Naviraí dará continuidade às investigações visando a identificação de outras pessoas supostamente envolvidas no crime e o total esclarecimento dos fatos.
D.S.C., 21 anos, irá responder por roubo qualificado se da violência resulta a morte, ocultação de cadáver, corrupção de menores e integrar organização criminosa. T.N.F., 19 anos, foi indiciado por receptação e corrupção de menores.
Um dos adolescentes irá responder por ato infracional análogo ao crime de roubo qualificado se da violência resulta morte e ocultação de cadáver. O segundo adolescente responderá por ocultação de cadáver e favorecimento real. Já o terceiro adolescente responderá por receptação.