Neste final de semana a onda de calor que vem atuando no Rio Grande do Sul (RS) se espalha para outras regiões do País, e deve elevar as temperaturas em algumas áreas de Mato Grosso do Sul.
A coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Valesca Fernandes, descreve os sistemas que irão influenciar e explica quais serão as regiões mais afetadas pela onda de calor.
“Pelo menos até a próxima quarta-feira (dia 19), as temperaturas estarão em elevação no Estado devido a atuação de uma massa de ar seco e quente (bloqueio atmosférico), que já vinha atuando na região Sul do Brasil, na Argentina e também no Uruguai. Em MS, as temperaturas poderão atingir valores acima de 40ºC nas regiões pantaneira, sudoeste e porção sul da região leste”. Nas demais áreas do Estado, a tendência é que as temperaturas máximas fiquem entre 34°C a 36°C.
As condições climáticas tanto de sábado (15) quanto de domingo (16), são de tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação do anticiclone em médios níveis, que irão favorecer o tempo seco e quente.
Diante do cenário de bastante calor e baixos níveis de umidade, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda alguns cuidados à população, como aumento na ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais secas do dia, umidificar ambientes, usar protetor solar e redobrar atenção com os mais vulneráveis.
Outra recomendação importante é com relação às queimadas. “Para o risco de incêndios florestais: não utilize fogo para limpeza de vegetação. E em caso de incêndios florestais acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, orienta o coordenador da Defesa Civil, Cel Fábio Catarinelli.
Alertas SMS
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com serviço de SMS que faz alertas para o cidadão cadastrado. O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.
A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.
Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.
Portal do Governo de MS.