O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano começa o ano ainda mais próximo da população corumbaense. O projeto Roda Moinho, que já existe há mais de cinco anos, e este ano ganha uma nova versão: o Roda Moinho Humanizado.
A intenção é levar um pouco da arte produzida pelo Moinho Cultural para instituições de saúde e acolhimento de Corumbá, como unidades básicas de saúde, asilos e hospitais. A iniciativa conta sempre com a participação dos músicos da instituição.
“O projeto começa este ano de forma diferente, mais humanizado mesmo. Vamos aos postos de saúde e hospitais levar um pouco de música para pessoas que, naquele momento, estão precisando. Vamos usar esta ferramenta que temos aqui no Moinho Cultural, pois acreditamos que este processo mais humanizado por ser um acalento num momento difícil e, principalmente, contribuir para que, até o fim do tratamento de saúde, por exemplo, seja algo transformador dentro de cada pessoa que for impactado pelo projeto”, explica o coordenador do Roda Moinho, Emanuel Teixeira.
Na semana anterior, o Roda Moinho Humanizado passou pela Unidade Básica de Saúde Pedro Paulo de Medeiros e terminou a semana no Asilo São José, onde levou um pouco do ritmo de Carnaval para os idosos acolhidos.
A próxima ação do projeto acontece na sexta-feira (24), na Unidade Básica de Saúde Ênio Cunha, no bairro Cervejaria.
Em 2022, o Roda Moinho realizou 10 ações em Corumbá e Ladário – a maioria delas, em escolas da região. Ao todo, foram impactadas mais de 200 crianças e adolescentes.
Entre as atividades desenvolvidas, estão: contação de histórias, musicalização, artes manuais, entre outras. As ações sempre visam o desenvolvimento humano por meio das artes, assim como ocorre no Moinho Cultural.