Hoje foi dia da chegada do medalhista Yeltsin Ortega Jacques, que conseguiu a primeira medalha dourada do Brasil na prova de 5.000 metros do atletismo, classe T11 (atletas com deficiência visual, com baixa ou nenhuma visão), na Paralimpíada de Tóquio, chegar a Campo Grande. E chegou com estilo com direito a desfile em viatura do Corpo de Bombeiros pelas ruas do Centro da cidade.
Primeiramente ele foi recebido pelo prefeito Marquinhos Trad, em frente à Prefeitura Municipal, na Avenida Afonso Pena, onde cedeu entrevista ao repórter Alan Diógenes do site Capivara News. Como exemplo, ele disse que pretende deixar um legado para as futuras gerações.
“A gente consegue trazer pras novas gerações a oportunidade de construir histórias como essas, histórias lindas que podem somar não só no esporte como na educação, formando cidadãos, formando pessoas. Eu comecei no projeto aqui em Campo Grande com práticas de vida e acabei me tornando esse atleta, esse ser humano que tem amor pelo próximo que respeita a todos, respeito todas as culturas, consigo me colocar em qualquer lugar do mundo, é isso que quero trazer para as novas gerações”, declara Yeltsin.
O atleta elogiou a infraestrutura de Campo Grande para o esporte e disse que pretende ajudara trazer novos centros esportivos para a cidade. “Campo Grande pensa no esporte, tem locais maravilhosos para treinar, tem coisas ainda que vai melhorar, mais a gente ainda vai estar somando. Campo Grande é uma Capital de 1 milhão de habitantes se você foi considerar a população mundial, nós estamos excelentes. Temos acessibilidade, temos uma pista muito boa que é única em MS e pretendemos fazer mais e mais e trazer grandes centros esportivos pra cá. Então é lindo mesmo, a gente quer constuir essa história cada vez melhor e cada vez mais bonita”, completa.
Yeltsin também foi ouro nos 1.500 metros nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, e nos 1.500 e 5.000 metros do Pan de Toronto-2015. O paratleta de Mato Grosso do Sul ainda coleciona uma prata nos 1.500 metros e bronze nos 800 metros no Mundial de 2013 na França.
Logo após a Prefeitura, ele seguiu em viatura do Corpo de Bombeiros até a Governadoria, no Parque dos Poderes, onde se encontra com o Governador Reinaldo Azambuja.