No último domingo (16), mais de 800 pessoas movimentaram o Parque das Nações Indígenas durante evento promovido pela Unimed Campo Grande, em alusão ao mês da saúde. Gratuito e aberto a toda a comunidade, o dia foi de incentivar hábitos de vida mais saudáveis em todas as idades, incluindo uma alimentação mais equilibrada, movimentar-se sempre através de atividades físicas, passar mais tempo de qualidade com a família, beber mais água, enfim, tudo o que pode trazer mais saúde e qualidade de vida às pessoas.
A ação da cooperativa médica contou com a parceria da Associação Esportiva FireBikers Team e já se tornou tradição na capital sul-mato-grossense, atraindo cada vez mais adeptos a essas mudanças.
Durante a programação, famílias inteiras aproveitaram para participar de aulas de funcional, alongamento, cultivo de hortaliças, bioimpedância, exercícios físicos, aferição de pressão e dicas de alimentação saudável, esses dois últimos oferecidos pelo Programa Viver Bem da cooperativa, e Provinha Kids, um dos momentos mais esperados pelas crianças, que se aventuraram em uma trilha de bike. Além disso, foram distribuídos água mineral, água de coco, frutas e mix de castanhas ao longo do evento.
O evento foi ainda uma oportunidade de exercer a solidariedade. Crianças inscritas na provinha kids doaram 1 kg de alimento não perecível e o montante arrecadado será doado a uma instituição filantrópica da capital.
Luciana Tolentino, de 27 anos, aproveitou o domingo com o esposo, a filha Manoela, de cinco anos, e o caçula José Matheus, de um ano. “A gente sempre procura trazer a Manu para participar de eventos assim, principalmente quando tem atividades de corrida e atletismo. Essa é a primeira vez que participamos de uma ação da Unimed e está muito legal, é um momento para reunir a família e lembrar da importância de cuidar da saúde, incentivado nossos filhos desde pequenininhos. Está tudo show de bola”, falou animada, enquanto aguardava a hora da filha participar da provinha kids.
Colaborador da Unimed CG, Charles Dutra Baez também marcou presença com a família. “O ciclismo é presente na minha vida e na vida da minha esposa e nós fazemos questão de incluir a nossa filha sempre que temos oportunidade, e essa iniciativa da Unimed Campo Grande é uma delas”, destacou. “Por sermos ciclistas amadores, além de querer incentivar a Sophia a seguir os nossos passos, estar aqui também é uma forma de incentivar ela a cuidar da saúde desde pequena”, falou a mãe da pequena, Pamella Oliveira de Couto.
Nesta edição do evento, a Unimed Campo Grande contou com o patrocínio da Águas Guariroba, Sistema OCB MS, Ciclo Reis, Santana Bike Shop, Bizi Água de Coco e Fecomércio MS/ Sesc. Ainda estavam presentes no evento uma equipe do SOS Unimed CG, do Comando Militar do Oeste com uma parede de escalada para as crianças e do Corpo de Bombeiros Militar/MS com uma viatura onde os pequenos puderam subir para conhecer de perto e tirar fotos.
Mude1Hábito
O Mude1Hábito é o Movimento Nacional da Unimed que promove o cuidado com a saúde, incentivando práticas saudáveis para que as pessoas possam viver mais e melhor. A ideia é começar devagar, aos poucos, sem cobranças inatingíveis, e essas mudanças podem ser na alimentação mais equilibrada, na prática regular de atividade física, no cuidado com a saúde emocional, enfim, com tudo aquilo que traga mais qualidade de vida às pessoas.
Meio século de história
Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.
Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.