Morreu na Santa Casa de Campo Grande o homem identificado como Cauby de Freitas Novaes, 56 anos, nesta quarta-feira (12), que foi agredido por um guarda municipal civil, no Lar do Trabalhador, em Campo Grande. As agressões ocorreram ontem (11) na Rua dos Narcisos e câmera de segurança registrou a ação.
Consta no boletim de ocorrência que a vítima foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado à Santa Casa em estado grave. O morador de rua foi intubado, recebeu atendimento, mas não resistiu e morreu.
Testemunhas relatam que o guarda Emerson Teixeira Barbosa, 48, agrediu a vítima. Segundo o guarda, as agressões aconteceram porque ele foi insultado por Cauby, não aguentou e por isso deu um soco no rosto dele.
Nas imagens de câmera de segurança na rua mostram que o guarda para em um Honda Biz, desce e dá um soco na vítima, que aparenta estar conversando com alguém pela grade de uma casa. Uma testemunha disse que o guarda passou e chamou a vítima de bêbado fedido, depois retornou de moto e agrediu a vítima.
Para os vizinhos, o morador de rua era conhecido na região e nunca tinha problemas com ninguém.
Segundo a assessoria da Guarda Civil Metropolitana o servidor está afastado de suas funções há pelo menos um ano e responde a procedimentos administrativos. O boletim de ocorrência policial sobre o caso da agressão será anexado a um novo processo de sindicância, já que tal conduta é incompatível com a função desempenhada pelo servidor. Sobre o processo administrativo em andamento, no qual constam ocorrências de conduta em desfavor do servidor, aguarda decisão da Comissão Disciplinar para adoção de medidas.