Levando diversão e alegria para as crianças do bairro do Jardim Noroeste, com atividades recreativas, brinquedos e entrega de brindes, o Funsat em Ação Especial Mês das Crianças, realizado nesta terça-feira (31), agradou os moradores da região. Além da oportunidade de concorrer às mais de 2.600 vagas anunciadas pela Fundação Social do Trabalho, os pais que passaram pelo Cras Hercules Mandetta aproveitaram um momento de lazer com os filhos.
Uma delas foi Laís Santana Soares, de 23 anos, moradora do Jardim Noroeste que está desempregada há cerca de cinco meses. Ela conta que ficou sabendo da ação especial da Funsat por meio de um grupo de WhatsApp. “Esse tipo de ação é muito importante, porque muitas vezes a gente não tem condições de se locomover até o centro da cidade. Vindo até o bairro fica bom demais”, aponta Laís.
À procura de uma vaga para serviços gerais, ela foi atendida pela equipe da Fundação do Trabalho e encaminhada para entrevistas em duas empresas. “Vou tentar nas duas e aguardar”, afirma a trabalhadora, que é mãe de um casal e levou o menino para aproveitar a diversão, enquanto a filha estava na escola.
Valdenir de Souza, de 27 anos, aproveitou que estava visitando a mãe, que mora no Jardim Noroeste, e procurou atendimento no Cras. “Estou desempregado há dois meses. Eu estava trabalhando como autônomo, mas agora prefiro registrado”, comenta Souza, que está em busca de uma vaga como repositor, carga e descarga de mercadorias ou lavador de veículos. “Recebi uma carta de encaminhamento para um Lava Rápido e vou agendar a entrevista. A expectativa é boa, espero ser contratado em breve”.
Para Rosana de Fátima, coordenadora substituta do Cras Hercules Mandetta, a ação é importante para atrair as famílias do bairro, principalmente aquelas que não costumam frequentar o local. “Muitas pessoas falam que a Funsat é longe, que não têm passe de ônibus parta ir até lá, e hoje eles tiveram essa oportunidade, a Funsat veio até eles. Algumas pessoas receberam orientações quanto à emissão da carteira de trabalho, inclusive a primeira, no caso dos adolescentes. E mesmo quem tem criança pôde trazer, participar das atividades, e ainda ter a chance de sair encaminhado para o mercado de trabalho”.
Durante a ação, foram contabilizados 19 atendimentos, 20 encaminhamentos para o mercado de trabalho de Campo Grande e a emissão de quatro Carteiras de Trabalho digitais.