• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Corumbá

Festival América do Sul traz espetáculos com temática variada na área da dança

Redação Capivara News by Redação Capivara News
23 de Maio de 2022
in Corumbá, Cultura
0
Festival América do Sul traz espetáculos com temática variada na área da dança
Share on FacebookShare on Twitter

O 16º Festival América do Sul Pantanal traz para o público uma programação bem variada na área de dança, para agradar aos mais diversos públicos amantes do movimento do corpo. Atrações regionais, nacionais e internacionais prestigiam renomados bailarinos e grupos de dança, trazendo à nossa terra preciosidades na área do espetáculo em dança.

Dentre as atrações regionais está o espetáculo “Derive-se”, do programa Plataforme-se. Eles vão se apresentar no dia 28 de maio, sábado, às 15 horas, no Jardim da Independência. O programa PLATAFORME-SE é um espaço de criação, experimentação e difusão das produções em dança e videodança, a partir de Campo Grande/MS. A plataforma, também virtual, foi idealizada pelas artistas da dança Ralfer Campagna e Jackeline Mourão, em 2017, e promove ações a partir da tríade: corpo, câmera e cidade.

Post+

Fulano di Tal celebra 22 anos com estreia de espetáculo em Campo Grande

´Sala de Visita´: Jack Mourão recebe músico Adriel Santos no último encontro da temporada

A primeira iniciativa resultou no espetáculo-intervenção Deriva, uma criação com perspectiva de ocupação e interação, explorando as questões fronteiriças da cidade. Além disso, três videodanças foram criadas como desdobramento deste trabalho de rua. Em 2019 realizou o projeto piloto CTA – Corpos Transeuntes em Ação, onde 07 intérpretes foram provocados a performar a cidade em 1 minuto a partir de dispositivos e comandos para a ação. Em 2020, em meio a pandemia, estreamos a série FRONTEIRAS: histórias e vidas dançadas de 08 artistas de diferentes regiões do Brasil que se encontram na cidade de Salvador/BA no ano de 2019.

O espetáculo “Delírios – traços dançantes em Lídia Baís”, prestigia uma das homenageadas do Festival deste ano, a artista visual modernista sul-mato-grossense que dá nome ao espetáculo. A apresentação será no dia 27 de maio, às 19 horas, na Escola Estadual Leme do Prado (Ladário).

O espetáculo foi idealizado pela bailarina, coreógrafa, atriz, artista circense e professora Társila Bonelli, sul mato-grossense de Dourados, pós-graduada em Dança e Consciência Corporal na FACULDADE METROCAMP/Campinas-SP, formada em Direito e licenciatura em Artes Cênicas pela UFGD/Universidade Federal da Grande Dourados, formada em balé clássico pela Academia Anna Pavlowa, com conhecimento em vários estilos de dança, tais como: jazz, dança moderna, contemporânea, sapateado, dança de salão, entre outros.

Tarsila vem desenvolvendo sua pesquisa em dança a mais de 15 anos, sempre relacionando com outras artes, especialmente com o teatro e circo. Trabalhou como professora e bailarina em várias academias de Dourados e cidades do Estado/MS.

A Ginga Cia de Dança traz ao Fasp o espetáculo “Silêncio Branco”, no dia 29 de maio, às 19h15, no Clube Corumbaense.O espetáculo trata de um tema social tão difícil quanto urgente: a violência contra a mulher.

Em todo tempo de atividade, a companhia abordou inúmeras vezes em suas produções o universo feminino e agora, enfrenta o que considera o maior desafio, apresentar com arte e dança uma realidade de objetificação da mulher que culmina em agressões e feminicídios.

O diretor e criador da Companhia, Chico Neller conta que o processo de coleta de dados e pesquisa foi extremamente difícil, e um dos maiores enfrentamentos de sua carreira profissional.  A ideia de ouvir as vítimas pra entender os casos, além dos índices foi um enorme obstáculo. Elas se recusavam. “Precisávamos nos aproximar dos sentimentos, estar ao lado delas para conseguir melhor representar essas emoções. Além disso, enfrentei a acusação de que, por ser homem, eu não tinha ‘o lugar de fala’ para montar o espetáculo. Entendo que as mulheres precisam ser mais ouvidas, mas isso só irá reduzir quando todos estivermos envolvidos”, defende Neller.

Entre as atrações nacionais está a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN), que traz o espetáculo “Presença na ausência”, no dia 28 de maio, às 19h15, no Clube Corumbaense. A Companhia foi fundada em 01 de Março de 1992, pela Prefeitura Municipal da Cidade de Niterói, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança.

Foi a sexta companhia pública de dança a ser criada no país e tornou-se reconhecidamente um dos mais importantes centros nacionais de produção contemporânea. Em janeiro de 2012, a Cia foi declarada Bem Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, conta em seu quadro artístico com trinta bailarinos aprovados em concursos públicos.

Outra atração nacional é o espetáculo Planta do Pé, idealizado pela bailarina Maria Eugênia, de São Paulo. Dançarina e pesquisadora, conduzida pelos pais, Antonio Nóbrega e Rosane Almeida aos sete anos passou a visitar e aprender diversas danças populares brasileiras.

Aos nove anos iniciou as participações nos espetáculos de seus pais com os quais compartilhou de prêmios como: “Melhor Espetáculo de Dança do Ano” pelo jornal Folha de São Paulo, Melhor Espetáculo de Dança do Século” pela revista Bravo! E Melhor Pesquisa em Dança pelo prêmio APCA de São Paulo.

Paralelamente às atividades com a família criou a Companhia Soma em 2008 com a qual se apresentou por diversos países da Europa.

É formada em licenciatura em História pela PUC de São Paulo. Compõe a equipe pedagógica do programa Formação Tecnica da FUNARTE, do Instituto Brincante, da Pós- Graduação “A Arte de Ensinar Arte” do Instituto Singularidades.

Maria Eugênia também apresentará o “Cabeção pelo mundo”, uma performance que acontecerá nos dias 25, 26, 28 e 29 de maio em diferentes locais durante  festival. O espetáculo “Planta do Pé será apresentado no dia 27, às 18h30, no Porto Geral.

O Fasp terá este ano duas atrações internacionais na área de dança: uma delas é a Acadenia de Danças Folclóricas ADAF, da Bolívia, que se apresenta no dia 26 de maio, 18 horas, no Mirante do Porto Geral.

Os artistas da Academia de Danças Folclóricas ADAF da cidade de La Paz, nos dão os segredos desta província inca, o país dos aymaras, berço da divindade inca Pachamama. O seu repertório é a imagem deste país, cheio de cor e referências a forças míticas, onde se misturam ritos pré-colombianos e cristãos. Suas danças oferecem poesia e amor, fonte de conforto.

Entre a diversidade oferecida por eles, você encontrará os famosos Caporales, espelho dos famosos carnavais, mas também a Diablada, uma das danças tradicionais mais coloridas e originais da Bolívia, que mistura sua música entre as forças do inferno e as forças dos anjos.

A outra atração internacional é a Cia. Danza Bethania Joaquinho, do Paraguai, com o espetáculo “Lost and Found”. A Companhia se apresenta nos dias 28 e 29 de maio, às 19 horas, no Clube Corumbaense.

A Cia. Danza Bethania Joaquinho é um grupo profissional independente que produz obras de dança contemporânea por meio de autogestão de recursos. A direção está a cargo de Bethania Joaquinho, bailarina profissional e coreógrafa, professora de ballet clássico, jazz e dança contemporânea, ex-bailarina do Ballet Nacional do Paraguai e do Ballet Stagium de São Paulo, Brasil.

A companhia se destacou em apresentações como grupo convidado em importantes eventos como a XI Bienal Iberoamericana de Arquitetura. A Companhia cnta também a cada ano com o “Ciclo de Criação”, uma temporada em que os integrantes desenvolvem seus próprios processos criativos, de onde se obtém como resultado obras de pequeno formato que logo são produzidas e estreadas em diferentes espaços alternativos. A Companhia oferece funções benéficas e de acesso livre e gratuito, facilitando o alcance de obras e produções de primeiro nível à comunidade cultural e à sociedade em geral.

Governo de MS.

Tags: Fundação de cultura
Post

Governo assina contrato para obra de revitalização do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

Próximo

Prorrogadas até Junho as incrições do Segundo Edital Reviva Mais Turismo

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Fulano di Tal celebra 22 anos com estreia de espetáculo em Campo Grande
Cultura

Fulano di Tal celebra 22 anos com estreia de espetáculo em Campo Grande

by Alan Diógenes
2025/12/12
0

Depois de atravessar estradas, feiras, escolas e centros culturais em...

Ler mais...
´Sala de Visita´: Jack Mourão recebe músico Adriel Santos no último encontro da temporada

´Sala de Visita´: Jack Mourão recebe músico Adriel Santos no último encontro da temporada

2025/12/11
Mostra Cultural celebra criatividade e talento dos idosos no dia 11 de dezembro

Mostra Cultural celebra criatividade e talento dos idosos no dia 11 de dezembro

2025/12/10
Com 13 músicos, “Sons do Pantanal” funde música clássica e regional em projeto de circulação

Com 13 músicos, “Sons do Pantanal” funde música clássica e regional em projeto de circulação

2025/12/09
Aos passos de House Dance e Danças Afro-Brasileiras, Rose Mendonça estreia ´Dobra no tempo´

Aos passos de House Dance e Danças Afro-Brasileiras, Rose Mendonça estreia ´Dobra no tempo´

2025/12/09
Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital

Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital

2025/12/09
Terça-feira da Pantalhaç@s celebra a comicidade física, o risco virtuoso e a tradição popular do circo

Terça-feira da Pantalhaç@s celebra a comicidade física, o risco virtuoso e a tradição popular do circo

2025/12/09
Moinho Cultural recebe premiação em São Paulo durante noite de gala da BrazilFoundation

Moinho Cultural recebe premiação em São Paulo durante noite de gala da BrazilFoundation

2025/12/07
Fim de semana da Pantalhaç@s promete suor no picadeiro e gargalhadas na plateia

Fim de semana da Pantalhaç@s promete suor no picadeiro e gargalhadas na plateia

2025/12/05
Estreia de espetáculo teatral “Petúnia” marca os 22 anos do Grupo Fulano di Tal

Estreia de espetáculo teatral “Petúnia” marca os 22 anos do Grupo Fulano di Tal

2025/12/05
Ler mais...
Próximo
Prorrogadas até Junho as incrições do Segundo Edital Reviva Mais Turismo

Prorrogadas até Junho as incrições do Segundo Edital Reviva Mais Turismo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025

EDITOR'S PICK

Jovem mata homem a golpes de rastelo na cabeça após briga em rancho de Rochedo

Jovem mata homem a golpes de rastelo na cabeça após briga em rancho de Rochedo

7 de Setembro de 2025
Energisa orienta para os cuidados com a rede elétrica durante as festas de fim de ano

Energisa orienta para os cuidados com a rede elétrica durante as festas de fim de ano

31 de Dezembro de 2020
Menor que tentou matar homem drogado que batia na esposa é apreendido

Menor que tentou matar homem drogado que batia na esposa é apreendido

9 de Novembro de 2023
Super Estágios oferece 121 vagas na ação Estação Mais Emprego

Super Estágios oferece 121 vagas na ação Estação Mais Emprego

25 de Fevereiro de 2022
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.