Conhecida por ser palco do Carnaval, a Esplanada Ferroviária, um dos locais mais importantes para a história de Campo Grande, recebe a 2ª edição da Festa Junina da Esplanada neste sábado, 22 de junho, a partir das 16 horas, com entrada gratuita.
A festa é realizada pela Feira Coletiva São Chico, com co-realização do Ponto Bar, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Associação dos Moradores do Cabreúva.
Mais de 50 artesãos participam do evento, expondo e comercializando suas peças. O arraial apresenta o show da dupla formada pelos músicos Nicholas Silva e Gustavo Villarinho, que reproduzem os clássicos do forró, além de setlist dos djs locais Afropaty, Jubba e Amuscaria.
O evento também vai contar com decoração temática, assinada por Bruno Andraguel, além de praça de alimentação, recheada de comidas típicas e opções veganas. Para as crianças, a Festa Junina também vai oferecer área kids. A novidade para este ano é a quadrilha, organizada pelos produtores do evento, com direito a casamento junino.
De acordo com a produtora da festa, Kite Santana, a Feira Coletiva São Chico é a concentração de diversas manifestações gastronômicas e artísticas em um espaço democrático e acessível. “Desde 2013 o objetivo principal é resgatar o culto à arte da gastronomia e outras vertentes artísticas, da pintura à fotografia, da poesia ao artesanato, valorizando os produtores locais”, afirma.
Para Thallyson Perez, proprietário do Ponto Bar e co-realizador da Festa Junina, a ideia de trazer mais uma edição para a rua Dr. Temístocles é justamente transformar o centro histórico campo-grandense em uma grande casa da Cultura. “A nossa edição no ano passado foi muito especial, recebemos famílias, jovens, e é essa pluralidade de público que estamos buscando. O Ponto Bar fica aqui nesse espaço e é uma região mágica, de muita história. Em outras capitais brasileiras vemos o centro ser tomado pela Cultura regional e porque isso deveria ser diferente aqui em Campo Grande?”, questiona.
O público interessado pode comparecer com doações de alimentos que serão destinados à Casa Satine, uma organização não governamental (ONG) de acolhimento à comunidade LGBT+ da Capital.
A 2ª edição da Festa Junina da Esplanada Ferroviária acontece na rua Dr. Temístocles, Centro. A via estará interditada para oferecer segurança ao público. A entrada é gratuita.