Ofício do parlamentar com indicação da Escola Darthesy Novaes Caminha destravou trâmite burocrático de instalação da internet no Ministério das Comunicações, que já se arrastava há dois anos e meio. Cerca de 40 professores e 400 alunos da pré-escola ao nono ano serão beneficiados com o serviço, que já está disponibilizado
Se já era muito importante antes, o acesso à internet tornou-se item fundamental no sistema educacional brasileiro num contexto global pós-pandêmico. No entanto, nem sempre é isso o que se vê por aí, principalmente em ambientes rurais, geralmente excluídos da infraestrutura de torres e de cabos das operadoras de telecomunicações.
Este é o caso da escola municipal Darthesy Novaes Caminha. Localizada na Chácara das Mansões, cerca de 30 quilômetros do centro de Campo Grande, a escola aguardava, há mais de dois anos e meio, o desenrolar do trâmite burocrático de instalação do link de acesso à web via satélite do governo federal, mais conhecido como Gesac.
“Graças à pronta intervenção do deputado Fábio Trad no Ministério (das Comunicações), o processo foi destravado. A antena parabólica, inclusive, já está instalada”, comemora a diretora do colégio, Osmarina Aragão, que já vislumbra os benefícios que a internet trará aos 40 professores e quase 400 alunos da pré-escola e ensino infantil ao nono ano do ensino médio, incluindo também os moradores da Chácara da Mansões e região da BR-163 e Morada do Sol.
“É cada vez maior o número de professores aqui na escola utilizando aplicativos para as aulas remotas, pesquisas, projetos voltados para o campo rural. Essa é uma tendência que veio para ficar e será acelerada ainda mais com a chegada da internet na nossa comunidade escolar”.
Assessoria.